search
    Título

    Você sabe o que é a osteoartrite? Saiba mais sobre a doença!

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por

    A osteoartrite é uma doença que ataca as articulações do nosso corpo, causando dor, inchaço e restrição dos movimentos. Geralmente, se agrava lentamente e afetando especialmente pessoas acima dos 50 anos de idade, mas pode surgir antes. As áreas mais afetadas pela doença são a coluna, os quadris e os joelhos, as chamadas articulações de carga.

    Traumas nas articulações podem causar osteoartrite


    De acordo com o ortopedista Marco Tulio Caldas, é possível agrupar a osteoartrite em dois grupos: a 
    osteoartrite primária, de aparecimento espontâneo, com múltiplos fatores envolvidos em sua causa, e a osteoartrite secundária, normalmente relacionada a traumas ou infecções. O excesso de peso, a falta de preparo muscular e esforços excessivos podem estar por trás do desenvolvimento do seu quadro de osteoartrite.

    A superfície dos seus ossos é coberta por cartilagem, mas na osteoartrite, a cartilagem se degenera aos poucos, perdendo sua função de filtrar e absorver as cargas geradas pelos movimentos, atuando como um amortecedor. “Em alguns casos, à medida que a doença avança, a cartilagem pode desaparecer, deixando a articulação com contato de “osso com osso”, o que é extremamente doloroso”, explica o profissional.

    Osteoartrite pode prejudicar movimentação do seu corpo no dia a dia


    Os sintomas mais comuns da doença são a dor e a dificuldade para movimentar as articulações afetadas, embora você também possa apresentar inchaço, principalmente nas mãos, nos joelhos e tornozelos.
    Caso seu quadro não seja tratado, a osteoartrite pode gerar limitações progressivas nas áreas afetadas e dor crônica. O tratamento envolve múltiplos cuidados, sendo mais eficaz quando seu início é precoce.

    “Utilizamos medicamentos, chamados de condroprotetores, para ajudar no metabolismo da cartilagem, analgésicos e anti-inflamatórios. O tratamento fisioterápico permite o alívio da dor e também todo o planejamento e implantação das medidas de reequilíbrio muscular e postural”, diz o especialista. É fundamental ainda que você controle seu peso e mantenha sua musculatura forte e flexível, com a dosagem das atividades físicas e profissionais, buscando eliminar qualquer excesso sobre as articulações.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes