A osteoartrite é uma doença degenerativa e também inflamatória que ocorre nas articulações, especialmente na cartilagem e no osso adjacente, ou seja, aquele que está perto da cartilagem articular. Segundo a reumatologista Regina Von Kirchenheim, as articulações mais atingidas nesse quadro são as das mãos, joelhos, coluna e coxofemorais.
Definição de osteoartrite primária e comparação com a secundária
“A osteoartrite é dita primária quando não se conhece a sua causa (sem contar com a idade avançada). Também conhecida como idiopática, esse tipo de osteoartrite está associado com alguns fatores de risco, tais como obesidade, esforços repetitivos ou até mesmo alguns esportes de muito impacto”, informa.
A nível de comparação, a médica aponta também as características do outro tipo de osteoartrite, a secundária, que, diferentemente da primária, surge em função de algumas causas. “A osteoartrite secundária pode ser consequência de algum trauma, doença reumática ou endócrina, além de alterações ósseas. Não dá para ser primária e secundária ao mesmo tempo”, explica.
Sintomas e tratamento da osteoartrite
A médica destaca alguns sintomas do quadro, tais como: dor; limitação da amplitude do movimento (o paciente não consegue esticar completamente o joelho, por exemplo); e aumento de volume articular com sinais inflamatórios, o que pode muitas vezes estar relacionado com derrame articular (líquidos nas articulações, como no joelho, por exemplo).
O tratamento da osteoartrite é o mesmo para ambos os tipos e privilegia amenizar os sintomas e permitir que não haja comprometimento dos movimentos, para que o paciente tenha uma boa qualidade de vida, sem incômodos ou limitações. Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios são úteis, assim como bolsa de gelo, fisioterapia e exercícios, que fortalecem a musculatura ao redor da articulação, reduzindo os impactos na área afetada.
Foto: Shutterstock