A osteoartrite é também conhecida como osteoartrose ou simplesmente artrose. A doença, que costuma se manifestar na terceira idade, é o resultado da degeneração das articulações e de suas estruturas, que acontece conforme o uso excessivo das articulações e ao longo do envelhecimento do corpo.
Osteoartrite primária e secundária têm causas diferentes
Segundo o ortopedista e traumatologista Gustavo Arliani, a doença é dividida em dois tipos. A osteoartrite primária é aquela causada pela idade avançada sem nenhum outro fator causal. “Já a secundária são os casos em que a osteoartrite surge como resultado de outro problema, como uma fratura prévia ou um alinhamento em varo ou valgo do joelho associado a uma infecção”, explica o especialista.
Segundo o profissional, o diagnóstico, a manifestação e os tratamentos nos dois tipos é semelhante. Entre os principais sintomas estão as dores e o inchaço que dificultam a movimentação e a realização de atividades do dia a dia. O diagnóstico é clínico e pode ser confirmado por exames de imagem, como a radiografia.
Como é o tratamento da osteoartrite?
“O tratamento é inicialmente conservador e privilegia o uso de medicamentos, a perda de peso, o uso de compressas de gelo e da fisioterapia”, afirma Arliani. Essas medidas visam a redução da dor e dos impactos nas articulações, assim como a manutenção da capacidade de movimentação das regiões afetadas.
Já em casos mais graves e que provocam muitas limitações e dores, o paciente passa por uma intervenção cirúrgica, chamada de artroplastia, em que é feita a substituição da articulação por próteses. “O tratamento pode mudar, no caso da osteoartrite secundária, se o paciente tiver alguma infecção ativa ou artrite reumatoide”, sendo necessárias outras medidas para controlar a doença.
Foto: Shutterstock