search
Título

Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

Cuidados e Bem-estar
Obesidade

Por Dr. Guilherme Falótico

4 de novembro de 2023

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.   
“O passo inicial é procurar auxílio médico e nutricional. A perda de peso é benéfica e deve ser feita com base em ajustes na dieta e na realização de exercícios físicos de baixo impacto articular”, explica o ortopedista Guilherme Falótico. Sim, é preciso ter cautela até mesmo na realização de atividades físicas. Intensidade demais também pode comprometer as articulações, então é preciso atingir um equilíbrio.

Importância da prática de exercícios de baixo impacto e da alimentação saudável


Os pacientes obesos têm maior predisposição de lesão articular nos membros de carga durante a prática de esportes. Porém, os exercícios físicos são fundamentais no processo de emagrecimento. “Sendo assim, o plano de atividade física proposto deve ser com exercícios regulares e de baixo impacto articular. Atividades na água e bicicleta ergométrica são alguns exemplos”.

A alimentação também é um ponto fundamental para o emagrecimento e, consequentemente, para o cuidado com as articulações. “A dieta deve ser equilibrada, evitando alimentos ricos em gordura trans. O aporte de proteínas deve ter especial atenção nesses pacientes obesos, para que não percam massa magra durante o processo de emagrecimento”.

Consequências negativas da osteoartrite


O aumento da gordura corporal causa predisposição para ações inflamatórias, alterações metabólicas e outros fatores que, em conjunto, contribuem para o surgimento de diversas doenças, tais como a osteoartrite. Quando diagnosticados com o problema, os pacientes costumam sentir dores nas articulações, joelhos, quadril, ombros e cabeça. O sobrepeso também leva ao aumento da curvatura lombar, hiperlordose, formigamento nas pernas, dentre outros.   

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
exercícios físicos
obesidade
osteoartrite
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como a atividade física intensa pode contribuir para o desenvolvimento da osteoartrite?

Fazer exercícios físicos regularmente é um hábito muito indicado pelos médicos devido a sua importância para a saúde, ajudando na prevenção e no tratamento de incontáveis doenças. No entanto, quando praticada de forma muito intensa, a atividade física pode ter o efeito oposto, facilitando o desenvolvimento da osteoartrite, por exemplo, e até piorando o quadro. Atividade física […]

Artigos
Existem exercícios que podem ajudar no tratamento da osteoartrite nos dedos e nas mãos?

As mãos e os dedos estão entre as partes do corpo mais afetadas pela osteoartrite. Com o desenvolvimento da doença, esta área sofre com a inflamação e a dor, que atrapalham a rotina. Uma parcela do tratamento da osteoartrite consiste na prática de exercícios físicos, mas será que existem movimentos capazes de ajudar especificamente essa região? […]

Artigos
Pilates: Essa modalidade de exercício pode ajudar a fortalecer as articulações?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de exercícios físicos, como o pilates, em todas as fases da vida para manter uma boa saúde e qualidade de vida. Estima-se que o ideal é que sejam praticados pelo menos 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, cerca de 20 minutos por dia; ou 75 […]

Converse com um dos nossos atendentes