A osteoartrite, uma doença doença multifatorial de componente inflamatório da cartilagem e ossos, é mais comum em idosos, certo? Nem sempre. “Uma parcela da população portadora da doença é de jovens”, afirma o ortopedista Marcos Britto. Saiba por que isso ocorre e veja dicas de como evitar e tratar a osteoartrite na juventude.
Osteoartrite pode atingir a todos
Apesar da doença ser comum no público idoso, crianças e adolescentes podem desenvolver osteoartrite. “Existem diversas possibilidades, desde predisposição genética até casos em que o paciente lesionou o local e desenvolveu, por consequência, a doença”, explica. Conheça os motivos mais a fundo:
– Predisposição genética: se o jovem tem histórico na família de doenças ósseas, a chance de desenvolver é grande;
– Lesão de movimentos repetitivos: jovens atletas têm maior chance de apresentar osteoartrite, pois o esforço repetitivo com uma certa articulação pode desgastar o osso;
– Sedentarismo: ao contrário do esforço repetitivo, ficar muito tempo parado (como ficar horas de frente para o computador e não praticar atividades físicas) é prejudicial para a saúde dos ossos, principalmente para a coluna.
Como fazer para evitar e tratar a doença?
Segundo Marcos, a dica para prevenir e tratar a doença começa com uma consulta com o ortopedista. “Ele vai analisar seu caso e indicar o tratamento adequado, com o uso de alimentos e medicamentos essenciais”, explica, listando algumas recomendações básicas para evitar e tratar doenças como a osteoartrite: “Pratique atividades físicas regularmente, consuma alimentos com cálcio todos os dias e tome 15 minutos de sol sem o uso de filtro solar”.