A osteoartrite é uma doença que resulta do desgaste da cartilagem articular. Com o tempo, o quadro pode piorar e prejudicar a movimentação do paciente. Por isso, a doença deve ser diagnosticada e tratada rapidamente com a ajuda de especialistas, que costumam indicar o uso de medicamentos condroprotetores como uma das principais abordagens para controlar a osteoartrite.
Medicamentos condroprotetores reduzem inflamação nas articulações
“Condroprotetores são medicações cuja função se baseia no controle do processo inflamatório que a osteoartrite causa, bem como evitar a degradação da cartilagem articular”, define a reumatologista Regina Ferreira. A inflamação causada pela doença provoca inchaço e rigidez nas articulações, gerando dor e prejudicando a qualidade de vida.
“Quando iniciado nas fases iniciais da osteoartrite, o uso dos condroprotetores pode conferir um grau de proteção à cartilagem e sua matriz”, explica a profissional. Além disso, estes medicamentos também podem ser utilizados como forma de prevenção à doença, em casos específicos.
Musculação ajuda a prevenir osteoartrite
O ideal, para quem deseja evitar a doença, é procurar um especialista por volta dos 50 anos de idade para uma análise da saúde da cartilagem e dos ossos: “A osteoartrite costuma se manifestar com mais frequência em mulheres na faixa etária acima dos 50 anos. Entretanto, isso é variável, pois podemos encontrar casos com idade abaixo dos 50 anos”. Segundo Regina, os homens também não devem se descuidar.
Entre as medidas mais recomendadas para a prevenção estão o fortalecimento muscular, feito com musculação e outros exercícios, e a perda de peso. “Outros medicamentos que atuam no processo inflamatório nas fases iniciais podem ser usados. O colágeno vem sendo estudado, podendo também ser um facilitador da prevenção”, cita a reumatologista.