search
    Título

    Praticar esportes sem orientação médica pode causar osteoartrite?

    Uncategorized

    Por

    A prática de esportes é indicada pelos médicos como uma medida essencial para ter um corpo saudável. Afinal, o sedentarismo facilita o desenvolvimento de uma série de doenças. No entanto, antes de iniciar uma atividade física, é necessário se consultar com um médico para avaliar as melhores opções, já que em pacientes com risco, praticar um exercício sem orientação pode causar osteoartrite.

    Atividades de impacto contribuem para o desgaste da articulação


    “A prática inadequada de esportes pode predispor o aparecimento da osteoartrite, principalmente quando ocorrem impactos ou sobrecargas sobre as articulações. É sempre importante fazer uma avaliação física completa e praticar exercícios sob a orientação de um profissional”, afirma a reumatologista Fernanda Calil.

    É importante verificar com um médico quais esportes são indicados, caso a caso. Vôlei e basquete, por exemplo, demandam que o atleta corra e salte, gerando grande impacto nas articulações. O futebol, por apresentar grande risco de lesões articulares, também pode ser desaconselhado, dependendo das condições do paciente.

    Musculação ajuda na prevenção e no tratamento da osteoartrite


    Por outro lado, a musculação costuma ser recomendada pelos médicos, desde que monitorada de perto por um profissional, que deverá
    controlar a intensidade e a frequência. Os exercícios de musculação fortalecem a musculatura do corpo e protegem as articulações de impactos do dia a dia, reduzindo as chances de desenvolver a osteoartrite.

    No entanto, mesmo os pacientes que já receberam o diagnóstico da doença devem praticar esportes. “A prática de esportes é muito saudável e deve ser encorajada. Ajuda no tratamento da osteoartrite, pois há um fortalecimento da musculatura. É preciso tomar algumas precauções para que não haja muita sobrecarga nas articulações afetadas e para que não piore os sintomas”, lembra Fernanda.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes