A osteoartrite é uma doença degenerativa que atinge as cartilagens e provoca alterações na estrutura óssea. Ela se torna mais comum com o avanço da idade, com o uso repetitivo e o desgaste, assim como pode surgir por causa da obesidade, de infecções e também como consequência de doenças metabólicas.
As regiões do corpo mais afetadas são o fêmur e os ossos das mãos, dos joelhos e da coluna. Alguns esportes, principalmente aqueles que provocam esforço repetitivo, como o futebol, podem provocar o surgimento da osteoartrite e demandar mudanças nos treinos e no tempo de descanso.
Lesões e a osteoartrite
Os esportes também tornam o indivíduo mais suscetível a lesões que favorecem o surgimento da doença no futuro. “Uma lesão traumática, por exemplo, uma torção do joelho durante uma partida de futebol, pode causar a ruptura do menisco e do ligamento que, se não for tratada, pode evoluir para a osteoartrite”, afirma o ortopedista Tulio Pereira Cardoso, destacando a importância para a recuperação após uma lesão.
Cardoso também explica que doenças originalmente inflamatórias, como é o caso da artrite reumatoide, podem causar lesões no joelho e provocar um eventual desgaste na articulação. O problema é uma doença crônica que causa dor, inchaço e rigidez e que atinge entre 0,5% e 1% da população mundial.
Como prevenir e tratar o problema
O ortopedista alerta que é necessário se consultar com um médico para tratar o quadro: “Na artrose causada pelo envelhecimento, é orientado o acompanhamento por um especialista e a manutenção de atividades moderadas para manter boa condição muscular.” Também é fundamental o controle alimentar, com a ingestão de cálcio, vitamina D e outros nutrientes.
Para os atletas, os cuidados devem começar antes mesmo de entrar em campo ou em quadra. O esportista deve realizar um condicionamento físico específico para a modalidade, assim como dispor de treinamento e equipamentos adequados, como calçados e proteção.