AchèAchè
search
Título

Sedentarismo pode ser um fator para o desenvolvimento da osteoartrite?

Uncategorized

19 de outubro de 2023

Você sabe para que serve a cartilagem articular? Ela é um tecido que funciona como proteção às articulações e aos ossos, reduzindo os impactos de movimentos do dia a dia. A partir dos 55 anos, principalmente, esta cartilagem começa a se degenerar, o que causa dor, rigidez e alterações na estrutura óssea. Trata-se de uma doença conhecida como osteoartrite.

Causas e fatores de risco

A osteoartrite atinge principalmente a coluna, os joelhos, os quadris e as mãos. Ela também pode ter seu surgimento favorecido por alterações hormonais nas mulheres depois da menopausa, além de traumas, da obesidade, postura incorreta e problemas genéticos que tornam a cartilagem mais fraca.

Outro fator de risco a ser considerado é o sedentarismo, que também pode contribuir para uma piora no quadro. “O sedentarismo ajuda a piorar a osteoartrite. A falta de exercícios faz com que a musculatura hipotrofie e sobrecarregue as articulações”, explica o ortopedista e traumatologista Lucio Nakada.

A importância da atividade física

A inatividade do corpo colabora também para o ganho do peso, o que provoca um ciclo vicioso. Os quilos a mais registrados na balança aumentam a carga sobre as articulações, provocando danos maiores e causando mais dor, fazendo com o que o paciente acredite que a melhor opção é permanecer em repouso.

Na verdade, parte do tratamento para a osteoartrite passa pela prática regular de atividades físicas, monitorados por um profissional e adequados às condições de saúde de cada pessoa. “A musculação é primordial para prevenir e melhorar os sintomas da osteoartrite, assim como exercícios na água com fortalecimento muscular”, recomenda Nakada.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Ataque cardíaco em jovens: por que ele acontece? Como evitar?

O herpes-zóster, apesar do nome semelhante, é uma doença diferente do , com sintomas e vírus causador diferentes. Mas, será que o tratamento para herpes-zóster também é diferente? Quem esclarece essa dúvida é a dermatologista Cristiane Simões, que explica que é preciso, antes, entender as principais características dessa infecção.  “Herpes-zóster é uma doença infecciosa que […]

Artigos
Sono interrompido: como fazer para voltar a dormir?

A insônia é um problema de saúde capaz de reduzir consideravelmente a qualidade de vida. É um distúrbio que provoca uma grande dificuldade para dormir e manter o corpo em repouso ao longo de toda a noite. Ao despertar durante a madrugada, muitas pessoas se perguntam o que podem fazer para trazer o sono de […]

Artigos
Por quais motivos o psiquiatra pode ajustar a dosagem dos antidepressivos?

A depressão, segundo o Ministério da Saúde, é uma doença que pode provocar baixa autoestima, tristeza profunda, falta de ânimo, mudanças no apetite e dificuldade de concentração, caracterizando um quadro que pode ser tratado com medicações. Este tratamento precisa ser acompanhado de perto por um psiquiatra, já que a dosagem dos antidepressivos poderá ser ajustada […]

Converse com um dos nossos atendentes