O que é rinite alérgica? Como é o tratamento?


  • +A
  • -A

A rinite alérgica é uma resposta exagerada do sistema imunológico, dada quando há contato com uma substância ou elemento do ambiente chamado de alérgeno, mas que, em algumas pessoas, não provoca nenhum mal. Entre os alérgenos, o mais importante e comum é a poeira domiciliar, onde estão presentes grandes quantidades de ácaros.

O que é rinite?

A rinite é uma inflamação que atinge a mucosa que reveste tanto o nariz quanto os seios da face. Sintomas como nariz entupido, coriza, coceira e espirros são bastante comuns. A rinite pode ser classificada como aguda, com duração de 7 a 10 dias, e crônica, com duração de mais de 3 meses.

O resfriado comum, por exemplo, é um tipo de rinite infecciosa, provocado geralmente por diversos tipos de vírus. Já a rinite alérgica é o resultado da resposta do corpo a agentes externos, os alérgenos, como pelos de animais domésticos, ácaros e pólen, entre outros.

Sintomas da rinite alérgica podem ser causados por pólen e pelos de animais


Mas há outros alérgenos, segundo o otorrinolaringologista Henrique Penatti: “Podemos incluir pelos de animais, pólen e fungos. Em pacientes com alergia descontrolada, substâncias irritantes como produtos de limpeza, tintas e tabaco também causam crises”. Produtos de higiene pessoal com cheiros fortes também podem desencadear uma crise de alergia.

“Os sintomas da rinite alérgica incluem entupimento nasal, coriza, espirros, coceira no nariz, olhos, garganta e nos ouvidos”, afirma o especialista. Alguns pacientes também podem apresentar tosse, dor de garganta, dor de cabeça e cansaço, especialmente se houver predisposição à asma.

Tratamentos para rinite alérgica


Inicialmente, o tratamento é feito com uma extensa avaliação do domicílio e do ambiente de trabalho do paciente para excluir o maior número possível de fatores que possam favorecer e causar crises. “Em segundo lugar,
lavagem diária com soro fisiológico duas vezes ao dia. Muitos pacientes com rinites leves já melhoram muito com esse tratamento simples e sem nenhuma medicação”, complementa o médico.

Já em casos moderados e graves, dependendo do quadro clínico do paciente, é possível tratar a rinite com corticoides tópicos nasais, antialérgicos e antagonistas de receptor de leucotrienos, que atuam contra o processo inflamatório da mucosa do nariz. Outra forma de tratamento disponível é a imunoterapia, cujo objetivo é fazer com que o corpo deixe de reagir exageradamente às substâncias que provocam os sintomas da rinite alérgica.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Henrique Penatti

Dr. Henrique Penatti

Otorrinolaringologia

CRM: 145003 / SP

TAGS
alergias-respiratorias

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é rinite alérgica? Como é o tratamento?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.