search
    Título

    Entenda o que é a coriza e a sua função no organismo

    Cuidados e Bem-estar
    Gripe e resfriado

    Por

    Você sabe o que é coriza? Coriza é o nome dado à secreção produzida nas cavidades nasais e seios da face que normalmente escorre do nariz quando as fossas nasais estão inflamadas. Por mais que seja incômoda, ela possui uma função importante de proteção, visto que é capaz de neutralizar e ajudar a expulsar os microrganismos e impurezas que invadem a cavidade nasal.

    Funções e causas da coriza


    “A coriza contém muitas enzimas e proteínas com poder bactericida que ajudam na defesa do nosso organismo, promovendo uma faxina nas cavidades nasais. O único inconveniente é o incômodo que ela gera, especialmente quando produzida em grande quantidade, como nas crises alérgicas”, explica o otorrinolaringologista Fabiano Haddad Brandão.

    A coriza pode ser causada por diferentes fatores, sendo sintoma de quadros infecciosos e alérgicos, principalmente. “A coriza normalmente aparece em quadros de rinite alérgica, gripes, resfriados e sinusites. Surgem também quando algum corpo estranho é introduzido nas fossas nasais (comum em crianças)”.

    Tratamento da coriza


    Já que a coriza pode ser efeito de uma série de processos (infecções, alergias), sua eliminação depende do tratamento adequado para cada causa. Porém, métodos simples e sintomáticos como a
    limpeza nasal adequada com soro fisiológico e beber bastante líquido, ajudam bastante a diminuir o incômodo gerado pelo excesso de coriza.
    Quando se está combatendo a congestão nasal, bem como o excesso de coriza, são recomendados medicamentos com propriedades vasoconstritoras, ou seja, que diminuem a vasodilatação da mucosa nasal. Remédios que combatem infecções e alergias também são usados com o mesmo propósito. 
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes