AchèAchè
search
Título

Coriza, o que é? Veja as causas, os sintomas e o tratamento

Cuidados e Bem-estar
Gripe e resfriado

Por Cuidados Pela Vida

19 de outubro de 2023

Você já sabe o que é coriza?

A coriza é uma secreção que se forma nas vias nasais em função da inflamação das mesmas. Com um aspecto transparente, amarelado ou misturado com sangue, ela costuma vir acompanhada de outros sintomas, como obstrução do nariz e espirros. É conhecida também de forma mais coloquial como “nariz entupido” ou “nariz escorrendo”. 

O que é coriza? 

A coriza é uma secreção nasal clara causada por algum irritante quando este entra em nossas cavidades nasais. É responsável por aquela sensação de nariz escorrendo. Seu papel no organismo é justamente envolver e tentar expulsar essas partículas irritativas, sejam elas alérgenos, bactérias ou vírus”, explica o otorrinolaringologista Fabiano Haddad.
Segundo o médico, a coriza é formada nas cavidades nasais e seios da face por glândulas serosas e salivares que fazem parte do epitélio interno do nariz e cavidades paranasais (mucosa). 

Principais causas de coriza 

Em grande maioria são causadas por vírus e reações alérgicas que irritam a mucosa (poeira, alterações climáticas), além de doenças respiratórias como: gripe, resfriado, rinite alérgica e covid-19

Relação entre rinite alérgica e coriza: 

Inflamação da mucosa nasal que pode ser causada por poeira e ou alterações climáticas. Geralmente, quando desenvolvida por esse motivo, a secreção é transparente e pode ser acompanhada de coceira, obstrução nasal e espirros.
O tratamento é feito com anti-alérgicos prescritos por médicos. Além disso, é importante eliminar a poeira e não entrar em contato com possíveis desencadeadores da reação alérgica. Dessa forma, recomenda-se sempre a limpeza dos ambientes, a utilização de panos úmidos para a limpeza é um grande aliado para o dia-a-dia diferentemente da vassoura que embora limpe também espalha a poeira pelo o ar, podendo agravar a rinite. Para quem tem animais com longos pelos, deve sempre procurar escovar o pet de modo que o mesmo venha a soltar poucos pelos pela casa.

Relação entre Infecção bacteriana e coriza:

Quando a coriza é causada por bactérias, a coriza é amarela – esverdeada e pode vir acompanhada de dor na cabeça, tosse e febre.
Para tratar os sintomas é recomendado que:

  • Hidratar-se bastante;
  • Fazer repouso quando possível;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Limpar bem os ambientes.

    Caso os sintomas persistam, pode ser necessário o tratamento com antibiótico que deve ser recomendado por um médico.

Relação entre Infecção Viral e coriza:

A secreção causada por infecção viral é semelhante à ocasionada pela Rinite Alérgica, ou seja, transparente. É comum que venha junto de dores musculares, mal – estar, febre e dores de cabeça. Semelhante aos sintomas da gripe.
Assim como na infecção bacteriana, é importante ingerir bastante água, se alimentar bem e manter repouso.

O que é bom para aliviar a coriza

Agora que você já sabe o que é coriza e como ela se forma, está na hora de entender como tratá-la! O tratamento da coriza consiste na utilização de medicamentos que diminuam a vasodilatação da mucosa nasal, como antialérgicos e antitérmicos. A eliminação da coriza também é importante, especialmente se houver excesso. “Deve-se eliminar a coriza assoando o nariz, o que ajuda o organismo a expulsar o agente lesivo que está tentando entrar nas vias aéreas”. Outras dicas são:

  • Lavar o nariz com soro fisiológico;
  • Utilizar remédios naturais: suco de caju, que é rico em vitamina C (laranja e acerola também são válidos);
  • Hidrate-se bastante;
  • Inalação ou nebulização;
  • Manter o ambiente limpo e úmido.

Caso não seja tratada, a coriza aumenta a probabilidade de se desenvolverem doenças como bronquite, sinusite e pneumonia. 

Newsletter
Tags
coriza
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Gripe na gravidez: conheça os riscos e saiba como se prevenir

Durante a gestação, as respostas imunológicas da mulher encontram-se diminuídas para evitar que o corpo materno considere o feto como um corpo estranho e então o rejeite. Porém, com esta redução fisiológica da imunidade, o organismo materno possui maior dificuldade para combater certos microrganismos causadores de doenças, como a gripe, e torna-se mais vulnerável a […]

Artigos
Por que a voz pode ficar rouca quando estamos com a garganta inflamada?

É comum que a inflamação na garganta resulte em uma alteração na voz, fazendo com que ela fique rouca. Porém, nem sempre uma inflamação na garganta deixa a voz desse jeito. Isso acontece quando a inflamação acomete as cordas vocais, estruturas que se localizam na laringe e são responsáveis pela emissão de som.   “A […]

Artigos
Febre: Por que esse sintoma causa calafrios no paciente?

A febre consiste na elevação da temperatura corporal acima de 37,8ºC e possui diversas causas. A mais conhecida e temida é a infecção, mas esse sintoma também tem relação com inflamações, doenças crônicas autoimunes e uso de medicações. É comum a febre ser acompanhada de calafrio, que são contrações rápidas e involuntárias dos músculos, gerando […]

Converse com um dos nossos atendentes