search
Título

Rinite alérgica: dos fatores de risco aos cuidados preventivos

Meu Corpo
Ouvido, Nariz e Garganta

19 de outubro de 2023

Rinite é a inflamação da mucosa que reveste todo o nariz internamente. É caracterizada pela presença de um ou mais dos seguintes sintomas:

– Obstrução nasal;
– secreção nasal (rinorreia);
espirro;
– prurido;
– diminuição do olfato (hiposmia).

As rinites podem ser causadas por vários fatores externos e internos e o diagnóstico clínico, realizado por um médico, é muito importante para a definição do tratamento e a melhora dos sintomas.

Quando a inflamação da mucosa nasal é secundária a uma resposta alérgica   aos chamados alérgenos externos ou internos, como pólen, ácaro, pelos de animais, poeira, etc., é chamada de Rinite Alérgica.


Fatores sazonais que afetam a Rinite Alérgica

Os sinais e sintomas da Rinite Alérgica podem começar ou piorar em uma determinada época do ano. Os gatilhos incluem:

– Pólen das árvores, comum no início da primavera.
– Pólen de grama, comum no final da primavera e no verão.
– Ácaros da poeira, baratas e caspa de animais de estimação podem ser incômodos o ano todo., mas podem piorar no inverno, quando as casas são fechadas com menor circulação de ar no ambiente.

 
Quando procurar um médico:

– Você não consegue encontrar alívio para os sintomas da rinite
– Os medicamentos para alergia não fornecem alívio ou causam efeitos colaterais irritantes
– Você tem outra condição que pode agravar os sintomas da rinite, como pólipos nasais, asma ou infecções frequentes nos seios da face
– Muitas pessoas – especialmente crianças – se acostumam com os sintomas da rinite, por isso podem não procurar tratamento até que os sintomas se tornem graves. Mas receber o tratamento certo pode oferecer alívio.

Fatores de risco

O seguinte pode aumentar o risco de desenvolver Rinite Alérgica:

– Tendo outras alergias ou asma
– Tendo dermatite atópica (eczema)
– Ter um parente como um pai ou irmão com alergia ou asma
– Viver ou trabalhar em um ambiente que o expõe constantemente a alérgenos, como pêlos de animais ou ácaros
– Ter uma mãe que fumou durante seu primeiro ano de vida

Complicações

Os problemas que podem estar associados à rinite alérgica incluem:

– Qualidade de vida reduzida.A rinite alérgica pode interferir no seu prazer nas atividades e fazer com que você seja menos produtivo. Para muitas pessoas, os sintomas levam a faltas ao trabalho ou à escola.

– Dormir mal.Os sintomas da rinite podem mantê-lo acordado ou dificultar o sono, o que pode causar fadiga e uma sensação geral de mal estar.

– Piorando asma.A rinite alérgica pode piorar os sinais e sintomas da asma, como tosse e respiração ofegante.

Sinusite. A congestão prolongada dos seios da face devido à rinite alérgica pode aumentar sua suscetibilidade à sinusite – uma infecção ou inflamação da membrana que reveste os seios da face.

Prevenção

Muitas vezes, apenas manter-se afastado do alérgeno já é suficiente para eliminar o problema. Como nem sempre é possível o afastamento total, como no caso da poeira domiciliar, a consulta com seu médico é muito importante uma vez que a alternativa é o uso de medicamentos que reduzam a inflamação e controlem os sintomas.

As causas da rinite alérgica estão, na maioria das vezes, dentro de casa. Para afastar os riscos da doença, algumas medidas devem ser tomadas para tornar o ambiente o menos “alérgico” possível. Abaixo algumas recomendações para reduzir os estímulos alérgicos.

– Evite tapetes, carpetes, cortinas e almofadas especialmente no quarto. Prefira pisos frios laváveis e cortinas de material que possa ser limpo com pano úmido.
– Evite animais de pelúcia.
– Evite travesseiros de paina ou penas.
– Evite spray ou saches com perfumes no quarto de dormir, desinfetantes e produtos de limpeza com odor forte.
– Evite utilizar vassouras e espanadores de pó, prefira pano úmido diariamente na casa antes do uso de aspirador de pó e, de preferência, duas vezes ao dia no quarto de dormir.
– Evite animais de pelos.
– Não use inseticidas em spray.
– Evite talcos e perfumes.
– Evite banhos extremamente quentes.
– Não fume nem deixe que fumem dentro de casa.
– Roupas raramente usadas devem ser arejadas e, se possível, lavadas antes do uso. Dê preferência à vida ao ar livre.

Referências:

  1. Rinite alérgica: uma inimiga camuflada. https://www.aborlccf.org.br/secao_detalhes.asp?s=51&id=476
  2. SAKANO, Eulalia et al.IV Consenso Brasileiro sobre Rinite – atualização em rinite alérgica,. j. otorhinolaryngol. [online]. 2018, vol.84, n.1 [cited  2021-03-12], pp.3-14.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Otorrinolaringologista: o que faz? Que problemas esse especialista trata?

Você está com dor de garganta, dor de ouvido, com suspeita de laringite, amigdalite ou precisa de tratamento para apneia do sono? Para todos esses casos, existe um profissional que pode te ajudar: o otorrinolaringologista. Essa especialidade tão abrangente da Medicina atua na terapia e na prevenção de várias doenças do canal auditivo, do nariz e da garganta. […]

Artigos
Conheça os principais sintomas de otite externa, doença comum entre crianças!

Você sabe o que é otite externa? Também conhecida como “ouvido de nadador”, é uma infecção que atinge o ouvido externo (parte do pavilhão auricular e conduto auditivo que liga o tímpano – é a região mais externa do ouvido, por isso o nome). Para identificar e tratar o problema, é importante ficar atento aos […]

Artigos
Garganta inflamada no inverno: como evitar e tratar esse problema tão incômodo?

O inverno mal chegou e você já está com a garganta inflamada? Esse é um sintoma típico da estação devido à combinação entre quedas bruscas de temperatura, clima seco e aumento do número de casos de infecções respiratórias, incluindo gripes e resfriados. Quem tem quadros alérgicos intensos e crônicos, como rinite, sinusite, bronquite e asma, acaba sofrendo mais […]

Converse com um dos nossos atendentes