Caspa é o nome que se dá para a descamação do couro cabeludo. Essa descamação costuma se apresentar como casquinhas brancas que podem provocar coceira, irritação e deixar feridas. O termo médico adequado para essa condição é dermatite seborreica, uma doença não contagiosa que também pode afetar o nariz, as orelhas e a sobrancelha. Confira as principais causas da caspa.
Sujeira é uma das causas da caspa
De acordo com a dermatologista Christiane Jaccoud, a falta de limpeza adequada no couro cabeludo e, como resultado, a proliferação de micro-organismos nessa região do corpo é uma das principais causas da caspa. “O estresse e a genética também estão associadas ao surgimento da caspa no couro cabeludo”, completa a médica.
Vale lembrar ainda que, apesar de ser importante tratar o cabelo, deve-se prestar atenção aos tipos de produtos utilizados. “O uso de alguns cremes, como leave-in e cremes sem enxágue, pode causar caspa”, alerta a especialista. Outras causas são o uso de água quente ao lavar o couro cabeludo, oleosidade excessiva e uso frequente de chapéus, bonés e toucas.
Veja como é o tratamento e a prevenção da caspa
Para se prevenir da caspa, a dermatologista recomenda manter o couro cabeludo higienizado, lavando-o pelo menos três vezes na semana e com produtos adequados ao tipo de cabelo. Além disso, é importante evitar água quente e não deixar condicionadores e máscaras na raiz, apenas no comprimento dos fios. A médica aconselha ainda a evitar situações de estresse e ansiedade e não usar bonés e toucas de forma excessiva.
Já o tratamento deve ser orientado por um profissional habilitado, que irá propor as melhores medidas de acordo com a gravidade do quadro. “Casos mais leves têm boas respostas com xampus com ativos ou soluções capilares tópicas, enquanto casos mais severos ou com infecções secundárias, além do tratamento tópico, podem precisar de medicações orais”, informa Dra. Christiane.
Foto: Shutterstock