AchèAchè
search
Título

Por que o estresse pode desencadear um quadro de dermatite?

Cuidados com a pele
Problemas de Pele

Por Dra. Daniela Aidar

19 de outubro de 2023

Um quadro de dermatite pode ser causado ou piorado pelo estresse, especialmente na variação seborreica da condição. De modo geral, toda dermatite gera sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e formação de bolhas na pele, mas cada tipo da doença apresenta características próprias.
“A dermatite seborreica é um quadro crônico, com influência genética, ambiental (estresse, alterações de temperatura) e com participação conhecida do fungo Malassezia sp”, explica a dermatologista Daniela Costa. “Em quem tem predisposição, o estresse pode sim ser um desencadeante para início do quadro, principalmente na idade adulta”.

O estresse é um dos fatores de complicação da doença

A médica aponta o estresse como grande complicador de quadros de dermatite seborreica já iniciados, o que é algo preocupante para quem tem a doença e leva uma vida conturbada. “O quadro é crônico, com períodos de melhora e piora (recidivante). O estresse é conhecido como um dos fatores de piora da dermatite seborreica, assim como as alterações de temperatura”, diz.

Os principais sintomas da dermatite costumam aparecer em regiões como couro cabeludo, sobrancelhas, canto do nariz, atrás das orelhas e barba. Axilas, peito e virilha são menos comuns, mas também acometidos. “Não é necessário ter lesões em todas as regiões para ser considerado como dermatite seborreica; o quadro pode ser localizado”, completa Daniela.

Tratamento com uso de remédio tópicos

É fundamental o diagnóstico correto para que o tratamento das crises e do período entre as crises seja bem feito. Também é importante que o paciente esteja ciente de que a dermatite é uma condição crônica, mas que pode ser adequadamente controlada com o uso de medicamentos tópicos. “O cuidado deve ser contínuo, com uso de shampoos, cremes de corticóide e antifúngicos, além de imunomoduladores”, completa Daniela.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
dermatite
estresse
pele
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que é importante utilizar corticóides com acompanhamento médico?

Apesar de ajudarem bastante a amenizar os sintomas de inflamações e reações alérgicas, além de doenças como a dermatite, os corticóides podem gerar efeitos colaterais que podem ser perigosos. Por isso, é importante que eles sejam tomados apenas com prescrição e acompanhamento de um profissional especializado. “Os corticóides são os melhores anti-inflamatórios que existem. Eles […]

Artigos
A pele que já foi queimada pelo sol precisa de um protetor com FPS mais alto?

Cada tipo de pele exige o uso de um filtro solar específico, então o fator (FPS) a ser utilizado varia de acordo com a pessoa. Contudo, é recomendado, no geral, investir em produtos com FPS igual ou superior a 30, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em casos de pele queimada, é ainda […]

Artigos
O que é micose? Como ela é transmitida para as pessoas?

As micoses, também chamadas de dermatomicoses, são infecções causadas por fungos e que podem surgir na pele, nos pelos, nas áreas de mucosas, nas unhas e nas regiões ao seu redor. Esse problema de saúde é causado por diferentes tipos de fungos e que apresentam diversas formas de manifestação, de acordo com a dermatologista Bianca […]

Converse com um dos nossos atendentes