search
    Título

    Dermatite seborreica pode acontecer em quais partes do corpo?

    Uncategorized

    Por

    A dermatite é uma reação alérgica na pele cujos sintomas principais são vermelhidão, coceira, descamação e formação de pequenas bolhas. As manifestações do quadro se dão de formas distintas, o que faz com que ele seja classificado em tipos. Um deles é a chamada dermatite seborreica, que costuma aparecer em partes específicas do corpo.   

    Causas e locais de aparecimento da dermatite seborreica


    “A dermatite seborreica pode aparecer em diversas partes do corpo, mas
    ocorre especialmente nas regiões ricas em glândulas sebáceas, que são face, couro cabeludo e cintura escapular (região superior do tórax em formato de xale entre as escápulas e na região anterior)”, informa a dermatologista Gabriella Albuquerque.
    Conforme explica a médica, a causa para o surgimento desse tipo de dermatite normalmente está ligada a uma predisposição genética e o estresse é um dos fatores exacerbantes. “Vale citar citar ainda a associação com o fungo malassezia, que é muito documentada na literatura. Sabemos que a dermatite melhora ao diminuirmos a proliferação deste fungo”.

    Tratamento da dermatite seborreica


    Como o fungo que resulta na dermatite seborreica costuma colonizar os cabelos, um dos tratamentos é o uso de xampus anticaspa. Isso porque a caspa é um dos efeitos do quadro. “Estes xampus especiais possuem ingredientes importantes para o controle da caspa. Dentre eles, o mais procurado é a ciclopirox olamina, mas o sulfeto de selênio, cetoconazol e o hipossulfito de sódio, além de outros, também estão indicados”.

    Para a pele, a especialista indica o uso de pomadas com ação antifúngica para áreas pequenas do corpo e sugere também a adoção de tratamentos com antifúngicos orais nos casos mais extensos ou refratários. “Ressaltando que para iniciar com o tratamento, o paciente deve apresentar sintomas típicos da doença, como manchas descamativas e coceira”.
    Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – Site oficial
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes