A dermatite é uma reação alérgica/inflamatória que acomete a pele, gerando sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e pequenas bolhas, que podem se manifestar em diversas áreas do corpo. As causas da dermatite são as mais variadas e a doença pode ser classificada em vários tipos.
“As principais dermatites são as seguintes: atópica, de contato, seborreica, numular, esfoliativa generalizada, crônica de mãos e pés e de estase”, lista a dermatologista Ana Cláudia Kohn. Dentre todas essas, além das demais que existem e não foram citadas, há diferenças de intensidade, ou seja, algumas são mais graves do que outras.
Cuidados simples e rotineiros podem amenizar sintomas da dermatite
Fatores genéticos, emocionais e agentes externos como frio ou oleosidade da pele são alguns dos motivadores para o aparecimento da dermatite. Como normalmente cada causa se relaciona com um tipo da doença, os tratamentos acabam sendo específicos. Mesmo assim, há alguns cuidados gerais que podem ser utilizados sempre que a pele estiver irritada.
Independente do tipo de dermatite, é válido lançar mão de alguns procedimentos simples e rotineiros, mas que podem ser bastante eficazes. Se, por exemplo, a irritação for na pele do rosto, não se deve utilizar algodão para não piorar a sensação. Tomar banho com a água em temperatura morna e secar a pele sempre com movimentos leves, sem esfregar/forçar, são outras dicas importantes para minimizar o desconforto.
Tratamento de dermatite varia bastante em função dos diferentes tipos e causas da doença
O tratamento para dermatite costuma variar bastante de acordo com o quadro, já que a doença tem muitas variações. “De acordo com a sintomatologia, pode-se ter quadros agudos/crônicos e localizados/disseminados. Conforme a gravidade e a extensão do quadro, o tratamento realizado poderá ser com medicações tópicas, orais ou intravenosas”, conclui a dermatologista.
Foto: Shutterstock