search
Título

Quais são os principais sintomas da dermatite atópica?

Uncategorized

Por

A dermatite atópica é uma doença de pele que geralmente se desenvolve na infância e que se caracteriza por sintomas como feridas e irritações, muitas vezes nos braços e atrás dos joelhos, com a pele muito ressecada e coceira. Não há uma causa precisamente definida para o problema, mas a predisposição genética é apontada como um dos fatores mais convincentes para a sua manifestação.
De acordo com o dermatologista Murilo Drummond, as feridas podem aparecer no rosto e, depois, se desenvolvem em outras áreas do corpo. “Depois que os primeiros sintomas aparecem, as marcas da face vão gradativamente melhorando (quando estas aparecem inicialmente no local) e logo surgem descamações e vermelhidão nas dobras internas dos joelhos e cotovelos. A pele seca e a coceira continuam”.

Medicamentos para combater dermatite atópica sempre com orientação profissional


Apesar de não haver uma determinação exata das causas da dermatite atópica, alguns fatores influenciam em seu desenvolvimento. “Poeira dos tapetes da casa, que deve ser removida com pano molhado e sem os tapetes, além de cheiros fortes como perfumes e excesso de sol, frio ou vento, são alguns dos fatores. Muitas vezes alimentos com corantes artificiais também entram nessa lista”, informou o médico.

Para auxiliar no tratamento da doença, Murilo recomenda roupas leves de algodão, cremes hidratantes específicos para seu tipo de pele e, quando necessário, mas com muito cuidado, cremes contendo corticóides e antialérgicos orais, sempre com orientação médica. Afinal, somente um profissional especializado poderá indicar a medicação e a dosagem corretas.  

Dermatite atópica pode propiciar o surgimento de outras doenças


O dermatologista faz ainda um alerta para a possibilidade da dermatite atópica desencadear outros problemas de saúde. “Ela muitas vezes ‘abre a porta’ para infecções e vírus, não sendo incomum impetigo, a verruga e o molusco contagioso. Há também associação frequente com asma, rinite e sinusite, inclusive se os pais ou avós possuírem também essas doenças”, conclui.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes