search
    Título

    Nariz entupido: quais ambientes podem ressecar a mucosa nasal?

    Uncategorized

    Por

    O ressecamento da mucosa nasal é um problema bastante comum que pode afetar qualquer pessoa, mas especialmente aquelas com histórico de rinite alérgica. Além dessa condição, outros fatores podem contribuir para o ressecamento do nariz, como baixa umidade e poluição. Ao ficarem mais secas, o nariz pode ficar entupido, gerando desconforto.

    Ressecamento da mucosa nasal dificulta a respiração


    “Os ambientes que mais propiciam o ressecamento da mucosa nasal são aqueles extremamente secos e poluídos. Ambientes de empresas onde são liberados gases voláteis propiciam esse ressecamento aos funcionários, assim como escritórios com ar condicionado ligado sem renovação de ar e cidades grandes muito urbanizadas, onde o ar fica mais seco e poluído em períodos de menos chuvas”, aponta o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi.

    Para tratar esse ressecamento, o médico sugere aos pacientes buscar hidratar o nariz com soluções salinas fisiológicas, as quais podem ser utilizadas por diversas vezes durante o dia. Há também soluções em gel para o mesmo fim. “A consulta médica é sempre bem vinda para individualizar o caso e prescrever a melhor conduta”, afirma.

    Nariz entupido pode ser causado por doenças ou alergias


    Quanto ao entupimento do nariz em si, o especialista afirma que qualquer ambiente pode provocar tal efeito. “Estar ao ar livre ou em qualquer local que possua alérgenos (fatores que estimulam uma resposta alérgica)
    que afetem a pessoa com alguma rinite, o entupimento das vias nasais pode ocorrer como manifestação de determinada alergia”.

    Além disso, o nariz pode ficar entupido devido a doenças virais e bacterianas. “Problemas anatômicos, como hipertrofia de cornetos, desvio septal, adenóide e tumorações, também podem deixar o nariz entupido e/ou mantê-lo dessa forma”. O entupimento do nariz pode ocorrer pela inflamação dos vasos sanguíneos locais ou em função da produção de muco em excesso, um sintoma comum, por exemplo, de doenças respiratórias, como gripes e resfriados.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes