search
    Título

    Nariz entupido: Quais são as principais causas para o problema?

    Gripe e resfriado
    Ouvido, Nariz e Garganta

    Por Dr. Alexandre de Melo Kawassaki

    10 de maio de 2017

    Todas as pessoas eventualmente ficam com o nariz entupido, umas com mais frequência, outras com menos. O problema pode ser causado por diversas causas, então para eliminá-lo efetivamente, deve-se tratar o quadro específico que o provoca. Para aliviar o incômodo, há alguns métodos padrão relativamente simples.

    “As principais causas para que o nariz fique entupido são infecções respiratórias de vias aéreas superiores (resfriados e gripes), rinites alérgicas e uso abusivo de descongestionantes nasais, este último responsável por um quadro chamado de rinite medicamentosa”, explica o pneumologista Alexandre Kawassaki.

    Nariz entupido pode ser perigoso se indicar problemas mais graves

    Segundo o médico, o nariz entupido em si não prolonga um resfriado, mas ele pode predispor ao desenvolvimento de sinusite. “Esta, por sua vez, caracteriza-se por maior produção de secreção, que pode escorrer pela garganta até os pulmões, causando pneumonia”. Portanto, o risco de desenvolver quadros mais graves é outro motivador para descongestionar o nariz, além, é claro, do incômodo.  

    A congestão nasal é, em geral, algo normal, apenas um aborrecimento, mas deve ser investigada com mais cuidado caso indique problemas mais sérios. Se o sintoma permanecer por mais de dez dias e gerar febre alta por mais de três dias, se houver sangue na secreção nasal e dor no rosto, ou se a congestão estiver dificultando muito a respiração, deve-se procurar um médico.

    Como tratar o nariz entupido?

    A maneira ideal de desentupir o nariz, conforme Alexandre, é por meio da limpeza com soro fisiológico. “Há diversas formas de administrá-lo: com ampolas, sprays, conta-gotas, puffs e potes especiais (pote neti, usado na medicina indiana). Eu não recomendo o uso de descongestionantes nasais com medicamentos vasoconstritores, pois seu uso abusivo provoca a indução de rinites medicamentosas”, enfatiza.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    gripe
    respiração
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes