search
    Título

    Por que ficamos com nariz entupido quando estamos com gripe?

    Gripe e resfriado
    Ouvido, Nariz e Garganta

    Por Dra. Renata Souza Curi

    17 de novembro de 2017

    A gripe é uma das infecções respiratórias mais comuns. Causada pelo vírus Influenza, a doença é transmitida por gotículas de muco que se espalham pelo ar ou por objetos, como maçanetas, corrimãos e torneiras, por meio da tosse e de espirros. Um de seus principais sintomas é o nariz entupido. Veja por que o nariz entope!

    Por que o nariz entope? Inflamação é parte da resposta!

    “Quando estamos com gripe, o tecido interno das narinas, chamado de mucosa, fica inchado devido à inflamação e ao aumento da sua vascularização”, afirma a otorrinolaringologista Renata Souza Curi. Como resultado, muitos pacientes se queixam da dificuldade para respirar e optam por respirar para a boca, o que não é recomendado.
    Além disso, de acordo com a especialista, durante um quadro de gripe, há um aumento da produção de secreções, o que colabora para o entupimento do nariz. Para se livrar desse incômodo, os médicos podem indicar, em alguns casos, o uso de medicações com efeitos descongestionantes, antialérgicos e anti-inflamatórios.

    Lavagem nasal ajuda a desobstruir nariz

    Entretanto, a primeira medida indicada por Renata é a realização da higiene nasal. Trata-se de um procedimento feito com o uso de soro fisiológico em temperatura ambiente para retirar as secreções das vias aéreas. O procedimento pode ser repetido até que o nariz esteja bem limpo. A médica também aconselha a aumentar a ingestão de líquidos.
    Além da obstrução nasal, existem ainda outros sintomas que costumam acompanhar um quadro de gripe. “Os sintomas mais comuns são mal-estar, dores no corpo, febre, dores de cabeça e de garganta, coriza e tosse”, cita a profissional. Repouso e medicamentos para dor e febre são medidas frequentemente indicadas por médicos para tratar a gripe.
    Dra. Renata Souza Curi é otorrinolaringologista, graduada pela Faculdade de Medicina de Taubaté e especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. CRM-SP: 131439
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    gripe
    respiração
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes