Nariz entupido é um dos sintomas de doenças como a rinite, a sinusite, a gripe e o resfriado. Esses problemas de saúde provocam uma reação do corpo, que dilata os vasos sanguíneos presentes na cavidade nasal em uma tentativa de eliminar os micro-organismos invasores. Esse inchaço diminui o espaço necessário para a entrada de ar no sistema respiratório e causa uma sensação de falta de ar e desconforto.
Descongestionantes nasais aliviam falta de ar em poucos minutos
Para combater esse sintoma, muitas pessoas utilizam os descongestionantes nasais líquidos, medicação cuja atuação é exatamente oposta ao aumento dos vasos sanguíneos. “Ao entrar em contato com a mucosa nasal, o medicamento faz com que os vasos diminuam de calibre, reduzindo o volume da mucosa e aumentando o espaço para a passagem do ar”, explica o otorrinolaringologista Bruno Rossini.
O alívio proporcionado pelos descongestionantes nasais é sentido em poucos minutos. Basta pingar algumas gotas para conseguir respirar sem problemas. Mas, como qualquer outra medicação, deve ser utilizada durante crises agudas e com cautela. “Esses produtos têm indicações específicas e não devem ser usados por mais de cinco dias seguidos”, alerta o especialista.
Água quente no banho pode ajudar a limpar o nariz
Para auxiliar os descongestionantes e impedir a obstrução da passagem de ar, recorra também ao soro fisiológico e procure realizar a higiene do nariz durante o banho. A água quente do chuveiro ajuda a amolecer o muco e a eliminá-lo com mais facilidade.
Além disso, é importante destacar que a ação dos descongestionantes busca tratar o sintoma, sendo necessário realizar uma consulta médica para um diagnóstico preciso da sua causa, que pode ser sinusite ou ainda um caso de desvio de septo, e para que o profissional avalie as melhores formas de tratar a doença do paciente.