Estar com o nariz entupido é bastante incômodo para a maioria das pessoas, tanto que, normalmente, se busca fazer qualquer coisa que acabe com a sensação ruim proveniente da obstrução, como limpar as vias nasais. Contudo, isso não necessariamente trará benefícios, já que nem sempre os métodos utilizados para assoar o nariz são os mais eficazes e saudáveis.
Medicamentos podem ajudar o descongestionamento nasal
Assoar o nariz pode até ajudar a empurrar a secreção para fora, mas não irá promover a desobstrução. “O ideal nesse caso é, em primeiro lugar, tratar a doença de base (no caso de uma alergia, por exemplo) ou se utilizar de medicações que ajudam a desobstruir o nariz”, explica a imunologista Érica Azevedo. A médica ainda alerta que qualquer medicamento deve ser prescrito por um profissional.
É preciso que se entenda que não é a secreção que causa a obstrução nas vias respiratórias, diferentemente do que as pessoas acreditam. Portanto, não adianta querer eliminá-la a todo custo. “A obstrução nasal ocorre devido à dilatação dos vasos sanguíneos da mucosa e ao consequente inchaço no local”, afirma Érica.
Exercícios físicos também podem ajudar a melhorar a obstrução nasal
A especialista atenta também para a necessidade de investigar desde cedo a causa da obstrução para que o tratamento possa garantir uma mucosa nasal sadia o quanto antes, ainda mais se tratando daqueles que estão sempre com o nariz entupido. “No caso de quem apresenta obstrução nasal constante, é necessário investigar bem os motivos, pois pode ser uma rinite alérgica, um desvio de septo ou um pólipo nasal.”
Além do acompanhamento de profissional especializado e do uso de medicamentos devidamente prescritos, o tratamento para o nariz entupido pode ter como complemento a prática de atividades físicas simples e de fácil encaixe na rotina. “Exercícios físicos como caminhada costumam melhorar a obstrução”, garante a imunologista. “Ficar em pé também ajuda”, completa.
Foto: Shutterstock