search
Título

Assoar o nariz pode fazer mal? Especialista aponta os riscos do procedimento!

Baixa Imunidade
Cuidados e Bem-estar

Por Dra. Érica Azevedo

9 de fevereiro de 2017

Assoar o nariz é uma prática tão comum que quase ninguém se dá ao trabalho de questionar se é ou não prejudicial à saúde. Todavia, a ação carrega mais perigos do que, provavelmente, muitos imaginariam. Quando as vias nasais estão congestionadas fica mais difícil respirar e por isso mesmo a tendência instintiva é de eliminar tudo o que estiver causando a incômoda obstrução.

Assoar o nariz com muita força pode causar danos em outras partes do corpo


Como normalmente as pessoas empregam muita força para se livrar das secreções que se acumulam nas narinas quando estão gripadas ou com alguma alergia, acabam comprometendo a integridade do local, o que pode ser um problema. “A pressão gerada nas cavidades nasais, ao assoar o nariz, é prejudicial para a mucosa nasal e dos seios da face, podendo piorar o quadro do paciente”, afirma a imunologista Érica Azevedo.

Pior do que isso, a pressão de assoar o nariz pode causar até mesmo danos em outras regiões do corpo. “Ao assoar o nariz com muita força aumenta-se a pressão nos vasos sanguíneos, podendo levar a sangramentos, descolamento de retina, e até mesmo um derrame, embora isso seja muito raro de acontecer. Só aconteceria se a pessoa já estivesse suscetível a essas afecções”, explica a profissional.

Secreção nasal tem função de proteção


Apesar do nariz entupido significar um incômodo constante na vida de alguém, tornando diversos momentos do dia insuportáveis, como a hora de dormir, refeições, conversas, trabalho, além da respiração em si, a irritação não pode fazer com que o recomendado seja ignorado: não force. De acordo com Érica, “o ideal é limpar o nariz com soro fisiológico 0,9%.”

Além de não assoar o nariz com força, é importante também não eliminar toda a secreção que se acumula no local, afinal, ela está ali com o propósito de proteger. “A secreção nasal aumenta normalmente em algumas situações para proteger a mucosa nasal. Podemos observar, por exemplo, que quando estamos em um local frio a quantidade de secreção aumenta”, conclui a médica.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
gripe
secreção nasal
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes