search
    Título

    Por que ficamos com dores no corpo quando estamos com gripe?

    Gripe e resfriado
    Ouvido, Nariz e Garganta

    Por Dra. Roberta Rodrigues da Silva

    14 de agosto de 2017

    Assim como toda infecção viral, a gripe provoca uma reação no sistema imunológico que leva à liberação de várias substâncias inflamatórias. Quando esse processo acontece nos músculos, aparece a dor muscular. Portanto, esse tipo de dor no corpo é uma consequência natural.

    Analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor provocada pela gripe

    “Quando a inflamação é muito importante, ela pode evoluir para um quadro de miosite, até com fraqueza muscular. Quando há presença de febre, só pioram os sintomas de mal estar e dor já instalados”, explica a imunologista Roberta Rodrigues. Segundo a médica, repouso e descanso são fundamentais para a recuperação da gripe e amenização da dor envolvida. “Deve-se evitar esforços desnecessários”.
    Além disso, recomenda-se o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, mas sempre sob orientação médica e observando os sinais de alerta. A automedicação deve ser evitada. Se os sintomas piorarem ou não melhorarem, o indicado é procurar uma reavaliação médica para evitar complicações. “Chás e medidas caseiras também podem ser importantes, assim como manter a vacina da gripe sempre atualizada.”, complementa.

    Práticas simples para o tratamento da gripe e uso de medicação antiviral

    Outra parte do tratamento ideal contra a gripe consiste na adoção de uma série de práticas simples, como beber muita água; procurar se alimentar adequadamente mesmo que não haja apetite (porções menores mais vezes ao dia), descansar; dormir bem; evitar excesso de exercícios físicos, cigarro e bebida alcoólica; e manter uma boa higiene pessoal.
    O uso de medicação antiviral específica para o vírus causador da gripe é indicado em casos de risco, como gestantes, crianças menores de 5 anos, idosos com mais de 60 anos, além de pessoas  com doenças  crônicas, como asma, DPOC, cardiopatias e câncer. “O objetivo dessa medicação é diminuir o risco de complicações nessa população de maior risco (com possibilidades de complicações da gripe) e por isso não é indicada para todo mundo”.   

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    dores no corpo
    gripe
    respiração
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes