search
    Título

    Quais são os tipos de dispositivos para realizar a higiene nasal?

    Uncategorized

    Por

    Manter a higiene do corpo é uma medida essencial para prevenir doenças e infecções e isso não é diferente quando o assunto é a limpeza do nariz. Manter a região higienizada é uma importante forma de evitar gripes, resfriados e crises de rinite. Você sabia que existem vários dispositivos para fazer isso?

    Conta-gotas e sprays podem ser utilizados na higiene nasal


    Segundo o otorrinolaringologista Henrique Penatti, a variedade de dispositivos é enorme: “Podemos utilizar conta-gotas, sprays de pressão, sprays de aerossol, seringas, squeezes e ainda um recipiente semelhante a um bule”. Eles podem ser utilizados
    sempre que houver acúmulo de secreção no nariz.
    Este recipiente com formato de bule pode ser fabricado com vidro ou cerâmica. O soro fisiológico deve ser colocado dentro do dispositivo e, em seguida, jogado lentamente para dentro do nariz com a cabeça tombada. Depois de realizar a higiene nasal, não se esqueça de lavar recipiente adequadamente se for reutilizá-lo.
    Diante de tantas opções, a escolha fica a critério do próprio paciente. “Não existe um mais adequado, cada pessoa acaba se adaptando a um ou a outro. Deve-se levar em conta a efetividade, o preço e a praticidade na hora da compra”, explica o profissional.

    Soro fisiológico deve estar em temperatura ambiente


    Quem for utilizar qualquer um dos dispositivos deve tomar cuidado para espirrar o soro fisiológico em direção ao canto do nariz e não para o meio. A substância deve estar em temperatura ambiente para não agredir a mucosa nasal e o procedimento pode ser repetido quantas vezes forem necessárias para limpar o nariz.

    Para obter resultados ainda mais satisfatórios, os especialistas recomendam aumentar o consumo de água para ajudar a diluir o muco nasal, o que fará com que o acúmulo seja menor. Além disso, é possível recorrer também ao uso de umidificadores ou nebulizadores apenas com soro para evitar a respiração de ar ressecado.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes