Manter o nariz limpo é uma das principais formas de evitar infecções respiratórias, como a gripe. No entanto, a higiene nasal também facilita o ato de respirar, já que o muco presente nas narinas pode dificultar a passagem de ar. Para isso, é possível recorrer ao uso do soro fisiológico 0,9%, mas até mesmo a água quente do chuveiro pode ajudar a assoar o nariz.
Água quente do banho amolece muco do nariz
“A higiene nasal é facilitada durante um banho quente pelo fato do calor do vapor promover uma melhor consistência nas secreções nasais para a eliminação”, afirma o otorrinolaringologista Lucas Ludwig. A água quente não provoca lesões no nariz, desde que não seja inalada ou aspirada.
Segundo o médico, a água fria não é tão eficaz, mas tem sua utilidade. “A água fria não promove os mesmos efeitos sobre a mucosa nasal que a água quente, mas pode ser utilizada para a limpeza externa nasal e da área do vestíbulo nasal, ou seja, a área dos pelos nasais”, explica o especialista.
Como assoar o nariz corretamente
No entanto, mesmo um ato tão frequente quanto assoar o nariz deve ser realizado com certos cuidados. Assoar com muita força pode pressionar os vasos sanguíneos da região e provocar sangramentos. O melhor jeito é empurrar parte do muco suavemente para fora e deixar outra parte no nariz, já que a substância ajuda a proteger o sistema respiratório.
Outra forma de fazer a higiene nasal é a nebulização, apesar de produzir benefícios reduzidos na mucosa nasal. “Ela é muito benéfica, mas deve ser realizada sempre com orientação médica, principalmente nos pacientes que possuem doenças respiratórias das vias aéreas inferiores, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica“, aconselha Ludwig.
Dr. Lucas Ludwig é otorrinolaringologista, formado em Medicina pela Universidade de Passo Fundo e atende em Passo Fundo (RS). CRM-RS: 31883 – Site oficial