search
Título

Nebulização: entenda o auxílio ao tratamento de problemas respiratórios

Saúde Infantil

Por Dr. Marcelo Vivolo Aun

19 de outubro de 2023

Se você tem asma ou conhece qualquer outra pessoa que sofre com alergias respiratórias, com certeza já ouviu falar sobre a nebulização, uma forma muito útil de auxiliar no tratamento de tais complicações. Vamos entender como essa prática pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes?

O que é a nebulização?

O objetivo da nebulização é desentupir as vias respiratórias, transmitindo uma sensação de prazer e alívio ao paciente que tenta voltar a respirar normalmente. Ela é indicada para as doenças que acometem, principalmente, as vias aéreas inferiores, como asma e bronquite, tanto agudas como crônicas. “A nebulização atua levando a solução administrada ao trato respiratório. Como, frequentemente, essa solução inclui medicamentos, como corticoides e broncodilatadores, permite-se melhor controle de problemas respiratórios diretamente no sistema acometido”, explica o Dr. Marcelo Vivolo Aun, membro da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

O procedimento tem ação rápida e menor ocorrência de efeitos adversos do que medicações de mesmos grupos por via oral ou injetável. A posologia deve ser orientada por um médico especialista, pois varia de acordo com as substâncias utilizadas.

Além da nebulização

O tratamento de problemas respiratórios de vias aéreas inferiores também pode ser feito com spray ou pó seco. Já em vias superiores, como o nariz, a nebulização tem pouco efeito, pois a maior parte da solução utilizada entra pela boca. A melhor saída nesses casos são as medicações de aplicação intranasal, que são mais eficazes e seguras.

Nebulização em crianças

Há vantagens e desvantagens quando a nebulização é utilizada em crianças. O ponto positivo nos pequenos é que não há uma necessidade de técnica apurada, como “prender o ar”, por exemplo, e ela pode ser feita durante o sono. “Porém, como costuma demorar mais de dez minutos, pode ser difícil manter a criança quieta e colaborando por todo esse tempo. Assim, às vezes, essa técnica é difícil nos pequenos”, contrapõe o alergista.

Newsletter
Tags
asma
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Asma em idosos: quais os cuidados especiais que devem ser tomados?

Tosse, chiado e dores no peito, sudorese, lábios azulados e falta de ar são alguns dos principais sintomas vistos em pessoas com asma e que podem piorar à noite ou durante a prática de atividades físicas. A doença é caracterizada pela inflamação das vias aéreas, canais por onde o ar passa, o que dificulta o transporte de […]

Artigos
Cuidados de mãe! Pediatra responde dúvidas que rondam os consultórios médicos

Ser mãe é um gesto de amor e de carinho. Mas para chegar que a esse momento tão especial, surgem diversas dúvidas. Questões como “qual o momento para começar a higiene bucal?” ou “o que fazer quando o bebê não consegue dormir?” são mais comuns do que se imagina. O Especial Mães e Filhos traz informações interessantes […]

Artigos
Como preservar a imunidade dos pequenos no período de volta às aulas?

O período de volta às aulas é sempre preocupante para os pais de crianças, pois o contato com os coleguinhas se apresenta como um obstáculo à imunidade dos pequenos. É bastante comum os alunos apresentarem quadros infecciosos no retorno às aulas, principalmente virais, o que exige dos pais muita atenção e cuidados.   Rotina de hábitos […]

Converse com um dos nossos atendentes