search
    Título

    Por que muitos pacientes com asma também têm rinite alérgica?

    Uncategorized

    Por

    Apesar de serem independentes, rinite alérgica e asma alérgica se relacionam estreitamente devido ao fato de serem manifestações de uma mesma doença, que é a alergia respiratória. Estudos indicam que os indivíduos que possuem rinite alérgica têm risco de desenvolver asma aumentado em pelo menos três vezes, em comparação com quem não é afetado pela rinite.  

    “Ambas as doenças são alérgicas e comprometem a mesma via aérea, que se inicia no nariz e vai até o interior dos pulmões. Vale dizer que 70% dos asmáticos também tem rinite”, informa o pneumologista Mauro Gomes. A coexistência desses dois quadros causa a associação de seus respectivos sintomas, o que tende a sobrecarregar o paciente.

    Rinite alérgica e asma alérgica: sintomas e controle das doenças


    Enquanto a asma provoca crises de falta de ar, chiado, sensação de aperto no peito e tosse, a rinite alérgica traz espirros, obstrução nasal, coriza e coceira no nariz, olhos, garganta e ouvidos. Mesmo não sendo tão grave quanto a asma, a rinite é um grande incômodo para o paciente, afetando sua qualidade de vida. Além disso, pode resultar em inflamação crônica, caso ocorra repetidamente.

    O grande número de casos de coexistência das duas doenças indica que a presença de uma é fator de risco para o surgimento da outra. Por outro lado, essa relação de influência também pode significar que o controle de uma garante o da outra. “A presença de rinite alérgica é outro fator importante a ser observado no momento do diagnóstico, pois o controle da rinite também influencia no controle da asma”, explica Gomes.

    Existe alguma forma de prevenção da rinite e asma?


    Como o controle de uma doença geralmente influencia na manutenção da outra, a prevenção passa pelo mesmo caminho. É importante controlar o ambiente, visando a redução de substâncias que geram alergia. Siga algumas das dicas abaixo:

    – Passe regularmente pano úmido na casa
    – Não deixe acumular poeira perto de você
    – Evite ar-condicionado, tapetes e carpetes
    – Hidrate-se
    – Faça exercícios físicos regularmente
    – Perder peso é importante

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes