Conhecida popularmente por proporcionar aos seus portadores “falta de ar”, a asma não tem cura e a falta de trato desse mal pode levar ao óbito. “Cerca de 3 mil pacientes com asma morrem ao ano no Brasil, por isso, precisamos alertar para a necessidade de tratamento específico”, alerta Bianca Noleto, alergologista. Saiba mais sobre a imunoterapia, vacina de alergia que controla o sistema imune e tem resultado eficaz no tratamento da asma.
O que é a asma? Ela tem cura?
De acordo com Bianca a asma, também conhecida como bronquite alérgica ou asmática, é uma doença genética e crônica, em que os pulmões inflamam por obstrução do fluxo aéreo. “É uma doença sem cura, mas que é totalmente controlada se for tratada de forma adequada, resultando em uma maior qualidade de vida para o paciente portador”, afirma.
A imunoterapia realmente funciona como tratamento para a asma?
Segundo Bianca, a imunoterapia, conhecida popularmente como vacina para alergia, já existe há um século e tem o objetivo de reduzir a sensibilidade de pessoas alérgicas. “Basicamente, fornecemos anticorpos para o organismo aprender a responder melhor e desinflamar os pulmões e, consequentemente, desobstruir o fluxo aéreo, que causa a asma, modificando a resposta imune do paciente”, explica, afirmando que o tratamento pode acabar com os sintomas da asma por completo.
Existem contraindicações ao tratamento?
A médica afirma que, antes de iniciar o tratamento, é necessário um diagnóstico do paciente, pois cada caso é especial. “Se o indivíduo não está com a asma controlada, se ele possui doença cardiovascular e outras doenças autoimunes, a imunoterapia não é indicada”, atenta.
Outras formas de controlar a asma
Além de imunoterapia, a médica indica outras maneiras para controle da asma:
– Medicamentos recomendados pelo seu médico alergista
– Controle do local em que se vive para evitar exposição a substâncias alérgenas e irritativas das vias aéreas;
– Dispositivos inalatórios.
Dra. Biana Noleto, alergologista CRM 52.80041-4