AchèAchè
search
Título

Como funciona o tratamento para a rinite?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Apesar do tratamento da rinite depender do que a causou, ele pode ser definido, no geral, por higiene ambiental, medicamentos e imunoterapia. Isso significa evitar o contato com a substância que desencadeia os sintomas e o uso de antialérgicos descongestionantes e corticosteróides, além de vacinas antialérgicas para os casos que não forem resolvidos com as medicações normais.  

“O tratamento da rinite depende, em parte, da identificação da causa. Dependendo da causa, diferentes medidas de controle ambiental devem ser tomadas. A escolha de medicamentos tópicos ou por via oral e a indicação ou não da imunoterapia alérgeno-específica também depende da etiologia da rinite”, explica a alergista Maria Fernanda Ferraro.

 

Principais causas da rinite alérgica

 


As principais causas da rinite alérgica são os alérgenos dispersos no ambiente intra e extra-domiciliar. Quando inalados pelo paciente alérgico, eles provocam os sintomas (coriza, tosse, dor de garganta, espirro, congestão nasal e irritação). “Esses alérgenos podem ter origem de animais domésticos, como cães, gatos ou roedores; baratas; plantas (pólen) e fungos, por exemplo. No Brasil, de modo geral, o alérgeno mais frequentemente associado aos sintomas de rinite são os ácaros da poeira domiciliar”, explica Maria.

 

Sem cura, rinite alérgica pode persistir mesmo com tratamento em curso

 


Apesar do tratamento da rinite ser eficaz na maior parte dos casos, o incômodo causado por seus sintomas pode persistir mesmo assim. “Embora a maioria dos casos apresente uma boa resposta ao tratamento, podem ocorrer situações de persistência dos sintomas. Nesse caso, é necessária uma revisão do diagnóstico, da adesão às medidas de controle ambiental e do tratamento, de forma geral”, diz a alergista.

A rinite alérgica é uma condição crônica e, por isso, tende a persistir mesmo com o tratamento convencional para controle dos sintomas em curso. “No entanto, a imunoterapia alérgeno-específica é uma opção de tratamento que oferece a possibilidade de modificação da história natural da rinite alérgica”, completa Maria.

 

 

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Asma no avião: O que fazer para controlar a crise em um ambiente fechado?

A asma é uma das doenças crônicas mais comuns do mundo e, apesar de controlável através de tratamento, traz riscos de vida, principalmente pela dificuldade de respirar. Outros sintomas característicos da asma são dor no peito, tosse e respiração ofegante. Tais sensações são extremamente sufocantes e, por conta disso, pessoas asmáticas costumam ter dificuldade de […]

Artigos
Saúde mental: entenda como é o processo de tratamento de um paciente com esquizofrenia catatônica

Indiferença, alucinações, fala e pensamento desorganizados e comportamento motor incomum são alguns dos sintomas da esquizofrenia. O transtorno psiquiátrico é grave e causa prejuízos à saúde de um indivíduo, desconectando-o da realidade em que vive. Estima-se que 1% da população mundial sofra com o problema. O que é a esquizofrenia catatônica Um dos tipos do […]

Artigos
O que é o café verde? Quais são seus benefícios para o organismo?

Manter o peso corporal em patamares considerados saudáveis é uma das maneiras de evitar o desenvolvimento de alguns problemas de saúde, já que o sobrepeso e a obesidade são importantes fatores de risco para a hipertensão e o diabetes, por exemplo. Quem já está acima do peso pode utilizar o café verde para auxiliar o […]

Converse com um dos nossos atendentes