AchèAchè
    search
    Título

    Asma: Os alérgenos que desencadeiam crises são os mesmos para todos os pacientes?

    Asma e Bronquite

    Por

    Crises de asma podem ser provocadas por diferentes alérgenos, então nem sempre são desencadeadas pelos mesmos agentes. Por isso, é importante que os pacientes identifiquem – junto do médico especialista, se necessário – exatamente quais alérgenos são gatilhos para suas crises e, assim, evitá-las. 

    “Os alérgenos que desencadeiam crises não são os mesmos para todos os pacientes. É claro que existem vários alérgenos que são comuns à grande maioria das pessoas com asma (ácaro, inseticidas, desinfetantes, produtos de limpeza, etc.), mas há pacientes que sofrem com alérgenos específicos”, explica o pneumologista e geriatra José Eduardo Martinelli. “Eu, por exemplo, tenho pacientes que não podem tomar refrigerante de laranja, pois o corante amarelo desencadeia broncoespasmo nessas pessoas”, conta o médico. 

    Formas de descobrir os alérgenos que provocam crises de asma


    As formas do paciente descobrir
    qual alérgeno o afeta são diversas. Ele pode perceber rapidamente ou precisar realizar algum procedimento mais técnico que ajude nessa investigação. Segundo o especialista, existem testes para isso, como por exemplo o teste cutâneo e o teste por exame de sangue. 

    “Deve-se ter em mente, no entanto, que esses testes podem ser o que se chama de falso positivo, que é quando o resultado dá positivo para a alergia, mas na realidade não existe o problema; e também o contrário (resultado negativo apesar do paciente ser de fato alérgico)”, alerta Martinelli. 

    Atenção para associar alérgenos a crises é fundamental


    Independente dos testes, é muito importante que cada paciente preste atenção naquilo que faz que possa desencadear uma crise. Por exemplo, às vezes uma pessoa tem
    contato com determinado alérgeno e logo tem crise. A partir disso já consegue identificar o que deve ser evitado. “Isso é muito comum com frutos do mar, quando você experimenta, por exemplo, um camarão pela primeira vez e em seguida entra em crise asmática”, finaliza o pneumologista. 

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes