AchèAchè
search
Título

Saiba o que mais pode causar as crises de asma, no dia a dia!

Asma e Bronquite

Por Dra. Flávia Salame

19 de outubro de 2023

A asma é uma doença respiratória responsável por mais de 120 mil hospitalizações por ano no Brasil, de acordo com o Datasus, o Departamento de Informática do SUS. Parte das internações é resultado das crises de asma, que fazem os brônquios se inflamarem, impedindo a passagem do ar e provocando tosse, falta de ar e chiado no peito. As crises são desencadeadas pelos chamados gatilhos.

Pelos de animais são gatilhos para crises de asma


Os gatilhos são fatores que geram a irritação nos brônquios. Em certos casos, são substâncias nocivas, cuja chegada até os pulmões é interrompida pela inflamação. “
Alguns dos principais gatilhos são ácaros, mofo, alérgenos de baratas, fumaça de cigarro e de queima de lenha ou plantas e pelos de animais domésticos”, cita a pneumologista Flávia Salame.

Alguns alimentos e conservantes, assim como odores fortes, estresse, mudanças bruscas de temperatura, certos medicamentos e até infecções respiratórias, como gripe e resfriado, também são considerados gatilhos. “Esses gatilhos variam em cada indivíduo. É importante que cada pessoa com asma identifique quais são os seus e aprenda a evitá-los sempre que possível”, recomenda a profissional.

Evitar a poluição reduz crises de asma


Quem mora em cidades grandes ou perto de regiões industriais deve ficar atento à poluição ambiental. A
fumaça que sai do escapamento de carros e de outros veículos, por exemplo, podem tornar o sistema respiratório mais reativo e propenso a se sensibilizar com outros gatilhos habituais da asma, segundo Flávia. Ou seja, a poluição pode levar a uma perda do controle da doença ou a uma crise.

Para evitar os sintomas da asma, é importante procurar um médico especializado para descobrir quais os seus gatilhos. A partir daí, o pneumologista poderá indicar uma série de medidas a serem adotadas tanto dentro quanto fora de casa, como manter os quartos, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado limpos e utilizar medicações que reduzem a resposta inflamatória dos brônquios.

Dra. Flávia Salame é pneumologista e mestre em Doenças Tropicais e Infecciosas, graduada pela Universidade Federal do Pará e atua em Manaus (AM). CRM-AM: 7921 – draflaviasalame.com

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
tratamento contra asma
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Mitos e verdades sobre a asma

A asma é uma doença respiratória. O inverno significa um período conturbado para quem sofre da doença. Considerada uma das doenças crônicas mais comuns, que afeta tanto crianças quanto adultos, esse problema mundial de saúde acomete mais de 2 milhões de pessoas por ano somente no Brasil. Para ajudar você a se prevenir e entender […]

Artigos
Como os pais devem cuidar dos filhos pequenos com asma?

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores composto pela traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. É caracterizada pela limitação do fluxo da respiração. A asma é uma doença que afeta pessoas de todas as idades, porém a maior parte dos casos se inicia na infância e o surgimento da maioria […]

Artigos
O tratamento da asma é diferenciado para quem tem HIV?

O tratamento antirretroviral para controlar a infecção pelo HIV está muito eficaz atualmente, o que leva ao prolongamento da vida das pessoas que vivem com HIV, ocasionando assim o aumento das doenças crônicas presentes nesta população, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), câncer de pulmão, asma e hipertensão pulmonar. A maioria das pessoas que […]

Converse com um dos nossos atendentes