A asma é uma doença inflamatória crônica dos pulmões que cursa com sintomas como falta de ar, desconforto respiratório, tosse, ritmo cardíaco acelerado e chiado no peito. Esses sintomas aparecem nos momentos de crise, tendo em vista que o quadro costuma alternar as crises com momentos de estabilidade, ou seja, sem sintomas. As crises normalmente são deflagradas por agentes alérgicos.
Características do chiado no peito da asma
“O chiado no peito pode ser um sintoma da asma. Ele se deve à obstrução da passagem do ar pelos brônquios inflamados. Embora cada pessoa possa apresentar sintomas diferentes, é comum na doença o surgimento de chiado, falta de ar, aperto no peito e tosse”, informa o pneumologista Mauro Gomes.
O chiado característico da asma pode ser ouvido tanto no movimento de inspiração quanto de expiração. Quando a crise é grave, o barulho costuma ficar mais agudo, o que é um indicativo útil para saber como proceder. Também é possível que o chiado diminua ou até mesmo desapareça, geralmente nos casos mais extremos.
Tratamento da asma
Para evitar as crises de asma, bem como o chiado no peito e demais sintomas do quadro, é necessário aderir ao tratamento adequado, o qual deve ser contínuo, já que a doença é crônica. Isso significa que, mesmo nos períodos assintomáticos, o tratamento deve seguir em curso. “O asmático deve fazer o tratamento regular preventivo ao longo do ano todo, mesmo sem sintomas, para se reduzir a inflamação dos brônquios e reduzir o risco de crises”.
Durante as crises de asma, o especialista recomenda utilizar os medicamentos broncodilatadores indicados pelo médico, para alívio imediato. Além disso, indica também em paralelo os medicamentos de uso contínuo, que são preventivos. “Caso não seja tratada, a asma pode ser uma doença grave e potencialmente fatal”.
Foto: Shutterstock