AchèAchè
search
Título

Entendendo a asma: Fora das crises, o paciente sente alguma dificuldade na respiração?

Asma e Bronquite

Por

19 de outubro de 2023

A asma é uma doença que inflama as vias respiratórias e pode provocar dores, tosse e falta de ar. Segundo o pneumologista José Eduardo Martinelli, a asma é considerada um problema reversível e, fora das crises, os pacientes realizam normalmente as atividades do dia a dia, desde que realizem o tratamento adequado. “Eles não apresentam qualquer sintoma e o exame dos pulmões se mostra normal. Não dá para perceber que o paciente é asmático”, afirma o especialista.

 

Paciente asmático deve evitar poeira, mofo e fumaça do cigarro

 


Entretanto, o paciente com asma deve sempre estar atento em relação a sua sensibilidade a alérgenos, ou seja, aquelas substâncias capazes de desencadear uma crise de asma. Poeira, mofo, ácaros, fumaça do cigarro e de carros, odores fortes e até corantes em alimentos podem provocar uma crise da doença e devem ser evitados.

Para o médico, a prática de atividades físicas, tanto individuais quanto em grupos, pode beneficiar pacientes asmáticos e evitar o reaparecimento dos sintomas da doença, desde que não sejam muito intensas. “Muitas vezes, ao iniciar um exercício, há um broncoespasmo que cede à medida em que o paciente continua a praticá-lo. Entre os esportes mais recomendados, a natação é o primeiro”, aconselha Martinelli.

 

Técnicas de respiração podem ajudar a prevenir a falta de ar

 


Como forma de prevenção, existem técnicas que ajudam o paciente a respirar sem dificuldade. O yoga, por exemplo, é muito indicado porque ensina a controlar a respiração e também auxilia os praticantes a manterem a calma durante uma crise e, assim, a saírem dela com mais facilidade.

Para casos mais graves, em que a asma se apresenta de forma contínua, a fisioterapia respiratória pode ajudar, por meio de técnicas capazes de melhorar a performance respiratória. Em muitos casos, a medicação pode impedir o desenvolvimento da crise, se for usada assim que os primeiros sinais surgirem. Já os medicamentos preventivos atuam no controle de longo prazo, combatendo a inflamação das vias aéreas.

 

 

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os desafios do tratamento da DPOC em pacientes idosos?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é encarada por muitos como um quadro típico de idosos, já que a maioria dos pacientes se enquadram nesta faixa etária. Contudo, também pode se manifestar em pessoas mais jovens. A doença tem íntima relação com o tabagismo, ou seja, aqueles que acumulam anos com a prática correm risco maior […]

Artigos
A bronquite crônica é mais comum na terceira idade? Por quê?

Uma das manifestações da chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), a bronquite crônica está ligada diretamente aos efeitos que o cigarro provoca ao longo dos anos e por isso acaba sendo mais comum na terceira idade. Com o acúmulo de décadas de prática do tabagismo, a bronquite crônica tende a se manifestar. “É mais comum encontrar pessoas […]

Artigos
Asma em idosos: quais os cuidados especiais que devem ser tomados?

Tosse, chiado e dores no peito, sudorese, lábios azulados e falta de ar são alguns dos principais sintomas vistos em pessoas com asma e que podem piorar à noite ou durante a prática de atividades físicas. A doença é caracterizada pela inflamação das vias aéreas, canais por onde o ar passa, o que dificulta o transporte de […]

Converse com um dos nossos atendentes