AchèAchè
search
Título

Bronquite ou asma: quais são as diferenças nos sintomas?

Asma e Bronquite
Sintomas

Por

3 de novembro de 2023

A asma e a bronquite crônica são doenças que afetam as vias respiratórias e que, muitas vezes, são confundidas por quem não conhece cada quadro. Ambas as condições são marcadas pela inflamação das vias aéreas, impedindo a passagem do ar para os pulmões. A principal consequência é a falta de ar, mas existem ainda outros sintomas que, em geral, são bem semelhantes.

 

Diferença nos sintomas da asma e da bronquite crônica está na duração

 

“A asma se manifesta com tosse, chiado no peito, falta de ar, dor no peito e os sintomas costumam ser desencadeados em ambientes com poeira, mofo, ácaros, pólen ou odores fortes, como perfumes e produtos químicos”, afirma a pneumologista Luiza Helena Degani Costa. Estes sintomas se repetem nos pacientes com bronquite crônica, geralmente causada pelo tabagismo, assim como a presença de muco, a fadiga e os lábios azulados.

A grande diferença entre os sintomas de asma e de bronquite crônica está na sua duração. Nos casos de asma, os sintomas surgem durante as crises e tendem a desaparecer com o tratamento e o controle da doença. Já a bronquite crônica faz parte de um grupo de doenças chamado de DPOC, doença pulmonar obstrutiva crônica, o que significa que a tosse e a falta de ar são persistentes e progressivas.

 

Como é o tratamento da asma e da bronquite crônica?

 

O tratamento das duas doenças é essencial para manter a qualidade de vida dos pacientes. “Os medicamentos para asma agem reduzindo o processo inflamatório, melhorando o edema da mucosa e diminuindo a secreção brônquica, além de aumentar o calibre da via aérea, aliviando os sintomas”, diz o pneumologista Jaime Ferreira Baetas Junior. A prática de atividades físicas, como a natação, também costuma ajudar.

Já a bronquite crônica é irreversível e seu tratamento tem como objetivo reduzir a progressão da doença. A principal medida que o paciente deverá adotar é parar de fumar ou permanecer longe do fator que causou a doença e que piora os sintomas. Podem ser usados ainda medicamentos broncodilatadores e corticosteroides.

 

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os desafios do tratamento da DPOC em pacientes idosos?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é encarada por muitos como um quadro típico de idosos, já que a maioria dos pacientes se enquadram nesta faixa etária. Contudo, também pode se manifestar em pessoas mais jovens. A doença tem íntima relação com o tabagismo, ou seja, aqueles que acumulam anos com a prática correm risco maior […]

Artigos
A bronquite crônica é mais comum na terceira idade? Por quê?

Uma das manifestações da chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), a bronquite crônica está ligada diretamente aos efeitos que o cigarro provoca ao longo dos anos e por isso acaba sendo mais comum na terceira idade. Com o acúmulo de décadas de prática do tabagismo, a bronquite crônica tende a se manifestar. “É mais comum encontrar pessoas […]

Artigos
Asma em idosos: quais os cuidados especiais que devem ser tomados?

Tosse, chiado e dores no peito, sudorese, lábios azulados e falta de ar são alguns dos principais sintomas vistos em pessoas com asma e que podem piorar à noite ou durante a prática de atividades físicas. A doença é caracterizada pela inflamação das vias aéreas, canais por onde o ar passa, o que dificulta o transporte de […]

Converse com um dos nossos atendentes