search
Título

Quais são os primeiros sintomas de uma crise de asma?

Asma e Bronquite
Sintomas

19 de outubro de 2023

Uma das doenças respiratórias mais frequentes entre a população, a asma é um problema crônico que torna os brônquios mais sensíveis, facilitando sua inflamação e consequentemente, dificultando a passagem do ar para os pulmões. A doença pode prejudicar gravemente a qualidade de vida e, por isso, é importante agir assim que surgirem os primeiros sintomas das crises.

Espirros e nariz entupido são os primeiros sintomas da asma

“A crise de asma é caracterizada por tosse, falta de ar e chiado no peito e, muitas vezes, os primeiros sintomas são de rinite, como espirro, coriza e entupimento nasal”, afirma o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, já que a asma pode estar associada a essa outra doença. Muitos pacientes de asma, inclusive, também sofrem com rinite alérgica.

Segundo o profissional, em crises muito fortes, a falta de ar é intensa, impedindo que o asmático faça suas atividades usuais e aumentando sua necessidade por medicações de resgate. “Às vezes, existe uma dificuldade para falar e as frequências respiratória e cardíaca aumentam de modo perigoso”, diz o especialista.

Saber quais são os gatilhos da asma é importante para evitar crises

Cada asmático deve conversar com seu pneumologista e prestar atenção ao seu dia a dia para conhecer os fatores que provocam as crises e, assim, montar estratégias para evitá-los e reduzir suas consequências. “A crise de asma, em geral, ocorre por um gatilho que pode ser uma infecção viral, contato com pó, mofo, fumaça de cigarro, mudanças climáticas ou estresse“, cita Kirchenchtejn.

Além de se afastar dos fatores desencadeantes, ficando longe do cigarro e da poluição e mantendo a casa limpa e bem cuidada, por exemplo, o paciente com asma deve usar a medicação indicada pelo médico da maneira correta. Os medicamentos mais recomendados são os broncodilatadores e os corticosteroides, que aliviam os sintomas de asma e ajudam a prevenir as crises da doença. 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os desafios do tratamento da DPOC em pacientes idosos?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é encarada por muitos como um quadro típico de idosos, já que a maioria dos pacientes se enquadram nesta faixa etária. Contudo, também pode se manifestar em pessoas mais jovens. A doença tem íntima relação com o tabagismo, ou seja, aqueles que acumulam anos com a prática correm risco maior […]

Artigos
A bronquite crônica é mais comum na terceira idade? Por quê?

Uma das manifestações da chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), a bronquite crônica está ligada diretamente aos efeitos que o cigarro provoca ao longo dos anos e por isso acaba sendo mais comum na terceira idade. Com o acúmulo de décadas de prática do tabagismo, a bronquite crônica tende a se manifestar. “É mais comum encontrar pessoas […]

Artigos
Asma em idosos: quais os cuidados especiais que devem ser tomados?

Tosse, chiado e dores no peito, sudorese, lábios azulados e falta de ar são alguns dos principais sintomas vistos em pessoas com asma e que podem piorar à noite ou durante a prática de atividades físicas. A doença é caracterizada pela inflamação das vias aéreas, canais por onde o ar passa, o que dificulta o transporte de […]

Converse com um dos nossos atendentes