AchèAchè
    search
    Título

    O que são alérgenos? Conheça as substâncias que causam alergia na sua casa!

    Asma e Bronquite
    Sintomas

    Por Dra. Cláudia Lobo César

    19 de fevereiro de 2018

    Os alérgenos são substâncias de origem natural capazes de provocar uma hipersensibilidade em pessoas mais suscetíveis e que causam o desenvolvimento de inflamações no órgão sensível, que pode ser o nariz, o pulmão e até a pele, causando rinite alérgica, asma e dermatite atópica, respectivamente.

    Ácaros são os alérgenos que mais causam reações alérgicas


    “Os principais alérgenos encontrados no meio ambiente são ácaros, fungos, polens, alguns alimentos,
    pelos de animais, medicamentos, veneno dos himenópteros (vespas, abelhas, formigas e marimbondos), látex, cosméticos e níquel”, afirma a alergista e imunologista Cláudia Lobo César, que aponta os ácaros como responsáveis por 65% a 90% das doenças alérgicas.
    “A alergia ao pólen é mais frequente na primavera, em regiões de clima frio, em que as estações do ano são bem definidas. Acomete 10% da população mundial e cerca de 30% dos pacientes com rinite alérgica aos polens desenvolvem asma“, destaca a médica. Nas crianças, os principais alimentos que causam alergia são leite de vaca, ovos, trigo e soja, enquanto nos adultos são amendoim, castanhas, nozes, peixes e crustáceos.

    Como manter a casa livre de alérgenos


    Para ajudar a eliminar os
    alérgenos do ambiente de casa, Dra. Cláudia dá algumas dicas. É importante, por exemplo, manter a casa sempre ventilada e arejada, evitando carpetes e tapetes. Na limpeza do lar, utilize um pano úmido diariamente, ou se preferir, um aspirador de pó de alta eficiência. No entanto, não use vassoura para varrer e dê preferência a tecidos emborrachados nos móveis estofados.
    Já no quarto, deve-se encapar todos os colchões e travesseiros com materiais impermeáveis, sem aberturas e fechados com zíper. “Os travesseiros devem ser de poliéster, que podem ser lavados com frequência. Use edredons acolchoados leves ou cobertores sintéticos”, recomenda a profissional. Além disso, é importante retirar do quarto todos os objetos que acumulam pó, como livros e bichos de pelúcia, e lavar as roupas de cama duas vezes por semana com água quente.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    ácaros
    alérgenos
    fungos
    polens
    reações alérgicas
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes