A higiene nasal é uma importante aliada no tratamento e prevenção de alergias respiratórias. Segundo a pneumologista Vanessa Hartmann, a limpeza é essencial para manter as vias respiratórias limpas e hidratadas e reduzir o contato da poeira com o nariz, as crises de rinite alérgica e a chance de infecções respiratórias. “O cuidado com a rinite alérgica auxilia ainda a manter controladas outras alergias respiratórias, como a asma”.
Formas de se fazer a higiene nasal
A médica aponta que pacientes que tenham sintomas de rinite alérgica, como obstrução nasal (sensação de nariz “trancado”), espirros frequentes e coceira no nariz, podem necessitar, além de uma higiene nasal frequente, uso de sprays diretamente no nariz para reduzir a inflamação e com isso evitar crises de rinite alérgica e infecções respiratórias. “O controle ambiental também é fundamental, evitando tapetes, carpetes, cortinas e mantendo a casa limpa, arejada e ventilada”, recomenda.
A especialista recomenda que a higiene nasal seja realizada com soro fisiológico 0,9%. Para isso, pode se recorrer ao auxílio de seringas (sem agulha), colocando o soro fisiológico diretamente nas narinas, ou de dispositivos que possuem conta-gotas e sprays. “Alguns dispositivos disponíveis no mercado hoje em dia possibilitam a aplicação de jato contínuo e até mesmo aplicação 360º, o que facilita o procedimento com o soro fisiológico”.
Controle de alergias respiratórias também pode ser feito com combate à poeira e ácaros
Conforme explica a pneumologista, a poeira é um deflagrador das crises de alergia respiratória, em especial os ácaros, que são seres microscópicos que se alimentam de restos da pele humana e habitam locais quentes e úmidos. Portanto, o verão é uma época de grande atuação desses microorganismos e, por isso, ocorrem muitos casos de crises de asma e rinite alérgica nessa estação.
“Para evitar os ácaros, recomenda-se: aspirar o colchão uma vez por semana; trocar os travesseiros a cada 2 anos e a roupa de cama semanalmente; limpar a casa com panos úmidos (e não espanar o pó); aspirar os sofás (se forem de tecido); e manter a casa arejada e ventilada. No verão, especialmente, deve-se atentar para a higiene dos filtros de ar condicionado, pois eles abrigam poeira, ácaros, bactérias e fungos, e devem ser higienizados periodicamente”, complessa Vanessa.
Foto: Shutterstock