search
    Título

    Existe alguma forma de prevenir a rinite no dia a dia?

    Uncategorized

    Por

    A rinite uma inflamação da mucosa que reveste o nariz internamente, chamada de mucosa nasal. O problema respiratório é caracterizado pela presença de um ou mais sintomas, entre os quais é possível destacar a obstrução nasal, coriza, espirros, prurido e a perda parcial da capacidade de sentir cheiros, conhecida como hiposmia.

    Manter a casa limpa ajuda a evitar sintomas da rinite


    Existem diversas formas de
    prevenir as crises de rinite no dia a dia e muitas delas são atitudes em relação à limpeza da própria casa. “Usar diariamente aspiradores de pó ou panos úmidos em toda residência, principalmente nos locais onde há permanência por mais tempo, manter a residência ventilada e tomar sol na parte do dia” são algumas das dicas do otorrinolaringologista Silvio Keniti Iwamura.
    Caso seja possível, é importante que o paciente não permaneça em casa nas horas de limpeza para evitar o contato com os alérgenos, substâncias capazes de desencadear as crises. Não sendo possível, é necessário improvisar uma máscara com pano úmido. Os travesseiros e os colchões, até mesmo os de espuma, devem ser revestidos com um material plástico ou impermeável e o cigarro deve ficar bem longe da casa.

    Substâncias com cheiro forte devem ser evitadas na hora da limpeza


    Alguns produtos de limpeza devem ser manuseados com cuidado para
    evitar uma crise de rinite. “Não aplicar nenhum inseticida em casa, assim como evitar desinfetantes de cheiros fortes, fumaças, gasolina e ceras e tomar muito cuidado com o manuseio do cloro ativo na presença de quem tem rinite”, explica o especialista.
    Outra recomendação de Iwamura é evitar manter animais no interior da casa. Muitas vezes, isso não é possível, mas dá para driblar o problema. “Podemos minimizar os efeitos, pois não é apenas o pelo dos animais que desencadeiam a rinite alérgica. Os pelos podem ter ácaros, fungos, pó doméstico e pólen”, lembra o médico. Por isso, é preciso deixar cães e gatos sempre limpos e pedir aos funcionários do petshop para evitar o uso de xampus e produtos com cheiro forte.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes