search
Título

Como identificar substâncias em sua casa que podem estar desencadeando reações alérgicas na pele?

Uncategorized

Por

É possível encontrar substâncias que podem provocar alguma reação alérgica em todo lugar, inclusive e especialmente dentro de casa. No caso específico das alergias de pele, os maiores “vilões caseiros” são os produtos de limpeza e de beleza. As reações provocadas por eles podem aparecer em diversas partes do seu corpo, causando sinais e sintomas como coceira, vermelhidão, irritação e descamação.  
“As substâncias que temos contato em casa que mais frequentemente desencadeiam reações alérgicas na pele são: produtos de limpeza em geral, amaciantes de roupa, esmaltes de unha, maquiagem e perfumes”, afirma a dermatologista Aline Guimarães. Shampoo, desodorante, gel, roupas, tecidos e pelos de animais são outros exemplos de alérgenos domésticos comuns que podem gerar reações na sua pele.

Principais tipos de alergias de pele


De acordo com a especialista, o tipo de alergia de pele mais comum no ambiente doméstico é a dermatite de contato, que
pode ser de dois tipos: dermatite de contato por irritante primário ou dermatite de contato alérgica. “O primeiro tipo, em geral, ocorre quando entramos em contato com substâncias que são por si só irritantes, como, por exemplo, diversos produtos de limpeza”.
Já o segundo tipo, ainda segundo a dermatologista, ocorre com produtos que não são irritantes primários, mas que provocam mesmo assim alguma reação alérgica, após exposição prévia, por conta de alguma substância contida no composto. “Assim, você passa a apresentar lesões de pele no local que entrou em contato com o produto. O caso da dermatite de contato por esmalte é um bom exemplo para ilustrar isso”.

Evitar o contato direto com substâncias nocivas à pele é o recomendado


Se você possui o diagnóstico da dermatite de contato e sabe que o alérgeno é uma substância imprescindível do dia a dia, como o detergente, por exemplo, a dica da médica é evitar o contato direto. “Isso pode ser feito, por exemplo, usando luvas de proteção para lavar louça e manipular produtos de limpeza em geral. É importante também manter a pele sempre bem hidratada”, recomenda a especialista.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes