AchèAchè
    search
    Título

    Por que usar esmaltes pode desencadear a síndrome de unhas frágeis?

    Uncategorized

    Por

    A síndrome das unhas frágeis é um quadro que, como o próprio nome diz, deixa as unhas mais fracas, ressecadas e quebradiças. O problema pode ser resultado de uma alimentação pobre em nutrientes e de doenças dermatológicas, como a micose. Mas, um cosmético muito utilizado pelas mulheres também pode dar origem à síndrome: os esmaltes.

    Uso exagerado de esmaltes fragiliza as unhas


    Mas, calma! Não é necessário parar de usar o produto. A solução é não exagerar. “O uso excessivo e por tempo muito prolongado de esmaltes e removedores de esmaltes pode causar enfraquecimento das unhas devido ao ressecamento ungueal e alteração na coesão entre as células que formam a unha”, afirma a dermatologista Juliana Fonte.

    É preciso dar um descanso para que as unhas possam crescer fortes e saudáveis. “É possível evitar que as elas se tornem frágeis evitando permanecer por muito tempo com o mesmo esmalte, dando um intervalo de pelo menos três dias sem o produto até fazê-las novamente”, aconselha a médica. Também é importante hidratar as unhas durante esse período e dar preferência a esmaltes livres de formaldeído na composição.

    Quem tem síndrome das unhas frágeis não deve usar esmaltes


    Segundo Juliana, quem não se cuidou e foi diagnosticado com a síndrome não deve utilizar esmaltes. “A maioria dos produtos tópicos para tratamento das unhas frágeis deve ser aplicado à noite e nas unhas sem qualquer tipo de esmalte ou base, para que possa agir diretamente no leito ungueal”, recomenda a especialista.

    Os tratamentos variam de três a seis meses, de acordo com o grau de alteração nas unhas. Em alguns casos, é necessário fazer medidas de manutenção para evitar a recorrência do problema. Já para os pacientes que não conseguem ficar sem usar esmalte, a dermatologista sugere intercalar uma semana com o esmalte e outra fazendo o tratamento. Entretanto, o resultado irá demorar mais para aparecer dessa forma.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes