Fazer o tratamento da asma conforme as orientações médicas é a melhor maneira de controlar os sintomas e evitar as crises da doença. Uma das medidas mais recomendadas é o uso de medicamentos, como os corticosteroides e broncodilatadores. Além disso, algumas atitudes adotadas no dia a dia podem complementar o tratamento.
Evitar os gatilhos da asma melhora os resultados do tratamento com remédios
É importante que você fique atento à causa por trás de suas crises, que deverá ser investigada por um médico. Algumas pessoas têm os sintomas agravados devido a uma alergia alimentar, depois de comer ovos, leite, peixe ou camarão, por exemplo. Já outros indivíduos entram em crise ao entrar em contato com poeira, mofo, ácaros e poluição ambiental.
Manter sua casa sempre limpa é uma importante maneira de complementar o tratamento da asma. Evite manter bichos de pelúcia e tapetes espalhados pela casa, mantenha os móveis limpos e lave sempre cortinas e roupas de cama para evitar o acúmulo de ácaros e poeira. Para retirar a sujeira do chão, prefira usar o aspirador de pó e um pano úmido no lugar da vassoura e evite produtos com cheiros fortes.
Prática de atividades faz parte do tratamento da asma
Embora não haja cura para a asma, usar os medicamentos corretamente e evitar os gatilhos da doença te ajudam a controlar seu quadro e a levar uma vida normal. É importante ainda dedicar um tempo à prática de atividades físicas, que também geram benefícios aos pacientes. Antes, no entanto, procure seu médico para receber orientações específicas.
Na consulta, o profissional deverá fazer a chamada prova de função pulmonar, que determinará o grau de sua doença, e depois indicar as melhores atividades para seu caso. A natação é um dos esportes frequentemente recomendados, já que facilita a respiração. O yoga, por ser uma atividade de meditação, ajuda a controlar a respiração e a passar pelas crises de asma com mais tranquilidade.
Foto: Shutterstock