search
    Título

    Veja dicas para reduzir a poeira e minimizar suas crises de asma

    Uncategorized

    Por

    A asma é uma doença inflamatória crônica que afeta a saúde e o funcionamento do sistema respiratório. O problema gera um estreitamento dos brônquios, estruturas que ajudam a conduzir o ar até os pulmões, causado por uma hipersensibilidade ao contato com substâncias encontradas no ambiente. A principal delas é a poeira.  

    Poeira provoca a inflamação dos brônquios em asmáticos


    O pneumologista Ramiro Sienra explica o que acontece com pacientes asmáticos que se deparam com ambientes empoeirados: “Para pessoas que têm alergias específicas à poeira, uma exposição pode desencadear não somente crises de asma, como tosse, chiado no peito e
    falta de ar, mas também crises de rinite alérgica, com coceira no nariz, espirros e congestão nasal, e piora de casos de dermatites“.
    Para evitar que a poeira seja um problema na vida do asmático, é importante adotar alguns cuidados. “As dicas são deixar a casa sempre limpa e bem arejada e dar preferência a usar o aspirador de pó ao invés de varrer a casa”, aconselha o especialista. A varrição pode não eliminar o pó por completo, espalhando-o por móveis e outros lugares do lar.

    Tapetes e carpetes acumulam pó e facilitam crises de asma


    Além disso, depois de varrer ou de aspirar os cômodos, certifique-se de passar pano no chão para retirar o excesso de poeira, mas dê preferência a produtos sem cheiros fortes. Evite também usar carpetes e tapetes e não deixe bichos de pelúcia espalhados, já que tendem a acumular pó. As cortinas, cobertores e roupas de cama devem ser lavados com frequência.

    Além da poeira, existem ainda outras substâncias que devem ser evitadas para reduzir a quantidade de crises de asma. “Classicamente, os alérgenos mais comuns são fumaças, perfumes, alvejantes e ácaros, que são germes que se acumulam em lugares fechados e úmidos”, diz o profissional. Mofo, pólen e pelos de animais também são exemplos de alérgenos.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes