AchèAchè
search
Título

Prática de esportes e asma: confira algumas dicas para a doença não prejudicar suas atividades físicas

Asma e Bronquite
Sintomas

Por

19 de outubro de 2023

A asma é uma doença que atinge o sistema respiratório, inflamando os brônquios e atrapalhando a chegada do ar nos pulmões. Falta de ar, chiado no peito e tosse são os principais sintomas, o que pode acabar prejudicando a prática de atividades físicas. Mas, adotando alguns cuidados, você pode continuar com seus exercícios sem problemas.

Antes de iniciar uma atividade física, faça a prova de função pulmonar


Antes de colocar o corpo em movimento, você precisa procurar um médico especialista. “A realização da
prova de função pulmonar se faz necessária para avaliar o grau de obstrução e intensidade da hiperreatividade brônquica, orientando a atividade física, que deve ser supervisionada por um educador físico, de preferência”, afirma o pneumologista Jaime Ferreira Baeta Junior.

Os médicos podem até mesmo te ajudar a melhorar o resultado dos exercícios. “Deve-se introduzir um programa de condicionamento físico, aliado à fisioterapia respiratória, a fim de fortalecer a musculatura da cintura escapular, o que proporciona melhor performance na atividade física”, diz o profissional. A fisioterapia respiratória trabalha com manobras e exercícios que visam devolver ou restaurar o bom funcionamento dos seus pulmões.

Natação e yoga ajudam a melhorar a respiração em pacientes com asma


Inclusive,
os esportes são indicados para tratar a asma, em alguns pacientes. É o caso da natação, que movimenta a caixa torácica e trabalha os músculos intercostais, facilitando a respiração. Se preferir atividades mais tranquilas, considere iniciar a prática do yoga. Esta atividade de meditação pode te ajudar a controlar e melhorar a respiração e a enfrentar uma crise com mais facilidade.
E, claro, um dos cuidados mais importantes para impedir que a asma atrapalhe os exercícios é realizar o tratamento indicado por seu médico sem interrupções. Entre as medicações, podem ser utilizados broncodilatadores, corticosteroides e remédios contra alergias. O tratamento também requer que sua casa e o ambiente de trabalho estejam livres de poeira, mofo e ácaros, que você não consuma cigarros e que se vacine contra a gripe.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os desafios do tratamento da DPOC em pacientes idosos?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é encarada por muitos como um quadro típico de idosos, já que a maioria dos pacientes se enquadram nesta faixa etária. Contudo, também pode se manifestar em pessoas mais jovens. A doença tem íntima relação com o tabagismo, ou seja, aqueles que acumulam anos com a prática correm risco maior […]

Artigos
A bronquite crônica é mais comum na terceira idade? Por quê?

Uma das manifestações da chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), a bronquite crônica está ligada diretamente aos efeitos que o cigarro provoca ao longo dos anos e por isso acaba sendo mais comum na terceira idade. Com o acúmulo de décadas de prática do tabagismo, a bronquite crônica tende a se manifestar. “É mais comum encontrar pessoas […]

Artigos
Asma em idosos: quais os cuidados especiais que devem ser tomados?

Tosse, chiado e dores no peito, sudorese, lábios azulados e falta de ar são alguns dos principais sintomas vistos em pessoas com asma e que podem piorar à noite ou durante a prática de atividades físicas. A doença é caracterizada pela inflamação das vias aéreas, canais por onde o ar passa, o que dificulta o transporte de […]

Converse com um dos nossos atendentes