Hipertensão: prática de exercícios físicos auxilia na prevenção da doença?


  • +A
  • -A

A hipertensão é uma doença crônica que, se não for controlada, coloca em sério risco a saúde do todo o corpo humano. Por isso, adotar medidas que ajudam a preveni-la é essencial. Quando se fala em prevenção, a prática de exercícios físicos é sempre citada, mas será que, sozinha, a atitude é suficiente?

Dormir bem é essencial para prevenir a hipertensão


Os benefícios da prática de atividades físicas à saúde do sistema cardiovascular são indiscutíveis. Para um hipertenso, por exemplo, só os exercícios já são capazes de reduzir a pressão arterial de 5% a 10%. No entanto, a prevenção à doença passa necessariamente por uma mudança completa nos hábitos de vida, buscando uma rotina mais saudável.

“Quando falamos em estilo de vida saudável, estamos falando em dieta adequada, atividade física regular, boa qualidade de sono e redução nos níveis de estresse. O conjunto dessas ações é capaz de melhorar a qualidade de vida e reduzir as incidências de hipertensão”, afirma o cardiologista Cassian Rodrigues Belettini.

Mudanças na alimentação também são importantes na prevenção da pressão alta


Na alimentação, é importante
reduzir o consumo de frituras, enlatados, alimentos ricos em açúcar e gordura saturada e produtos que aumentam o colesterol ruim. Já a qualidade do sono pode ser melhorada diminuindo o estresse e a ansiedade e regulando a quantidade de horas dormidas por noite. Essas medidas ajudam ainda a prevenir diabetes e obesidade, doenças consideradas fatores de risco para a hipertensão.

É importante destacar que as medidas preventivas devem ser acompanhadas por profissionais da área da saúde, como cardiologistas e nutricionistas, inclusive antes de iniciar a prática de uma atividade física. Somente com base em exames clínicos e com a história do paciente, o médico poderá determinar qual intensidade e frequência do exercício que serão seguras e benéficas.

Hipertensão pode se manifestar mesmo com práticas saudáveis

Ainda que o conjunto das medidas citadas acima sejam de grande importância na prevenção da hipertensão, elas não são garantia que a doença não se manifeste, afinal um dos fatores de risco não evitáveis da pressão alta é a herança genética.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Cassian Rodrigues Belettini

Dr. Cassian Rodrigues Belettini

Cardiologia

CRM: 19475 / SC

TAGS
atividade-fisica
cardiovascular
pressao-alta
sal

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Hipertensão: prática de exercícios físicos auxilia na prevenção da doença?"

Antonio Nunes da Silva

Faço exercícios físicos diariamente, tenho alimentação saudável, durmo razoavelmente bem , mas, mesmo tomando remedios , a pressão se mantern no limite maximo. A explicação:: HERANÇA GENÉTICA. Já coloquei três stents.O

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.