AchèAchè
search
Título

Quais são os principais fatores de risco não-evitáveis da hipertensão?

Hipertensão
Sintomas

19 de outubro de 2023

A hipertensão é uma das doenças mais comuns atualmente. No Brasil, de acordo com os dados do Ministério da Saúde divulgados em 2013, cerca de 24% dos brasileiros têm valores da pressão arterial superiores aos considerados saudáveis para o corpo. O problema pode surgir devido à presença de uma doença anterior, mas 90% dos casos não têm causa definida.

Doença cardíaca multifatorial

A hipertensão pode se desenvolver por causa da atuação de diversos fatores. Alguns deles são evitáveis, mas outros não. “Os fatores não modificáveis associados a um maior risco do surgimento da hipertensão arterial sistêmica essencial são a idade, a etnia e o histórico familiar da doença”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.

De acordo com o médico, a prevalência da hipertensão é maior entre os negros. “Isso ficou muito claro nos estudos populacionais americanos afrodescendentes, mas não existe um entendimento fechado sobre essa questão”, explica. Ele acredita que algumas características genéticas podem ajudar a solucionar o debate e afirma que pesquisas apontam para uma maior sensibilidade ao sódio e uma resposta diferente à medicação.

É possível se prevenir?

Para os fatores de risco não modificáveis, não há muito o que fazer para evitar a hipertensão. Sabendo da existência deles, o paciente deve focar as atenções para a prevenção dos aspectos evitáveis, já que a soma dos fatores aumenta bastante o risco de desenvolvimento da hipertensão.

“Entre os fatores modificáveis estão o sobrepeso e obesidade, o sedentarismo, o tabagismo, o excesso de sódio na dieta, o excesso de álcool e de estresse”, diz Francisco Flávio. Segundo o profissional, esses elementos estão fortemente presentes na sociedade moderna e tendem a tornar a hipertensão uma doença ainda mais comum no Brasil, o que reforça a importância da adoção de hábitos saudáveis no dia a dia.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais mudanças físicas que o corpo enfrenta quando alcança a meia idade?

O processo natural de envelhecimento começa já no nascimento, mas, evidentemente, seus efeitos são mais pronunciados na vida adulta, depois do corpo passar pela fase de desenvolvimento na infância e juventude, assim como uma relativa estabilidade no começo da vida adulta. Ao atingir a meia idade, por volta dos 40/50 anos, é normal que os indivíduos […]

Artigos
Crise hipertensiva: o que fazer durante um episódio da doença?

As crises hipertensivas atingem pessoas que já possuem o diagnóstico de hipertensão ou aquelas que têm, mas não sabem e, portanto, não fazem uso de qualquer medicamento para controlar a pressão. As crises são classificadas em dois tipos: Urgência hipertensiva, que se caracteriza pela elevação pressórica sem dano agudo de órgãos-alvo, ou seja, sem risco […]

Artigos
Infarto: entenda os efeitos no corpo dessa condição que é um grande risco para quem sofre de hipertensão

O infarto é um sério problema de saúde que atinge o coração e o sistema circulatório em geral. Os sintomas mais comuns são dor no peito, no pescoço e no braço. Em parte dos casos, entre uma ou duas semanas antes do infarto, o corpo emite sinais de que algo está errado. São enjoos, queimações […]

Converse com um dos nossos atendentes