AchèAchè
search
Título

Quais são os alimentos mais ricos em LDL-c, o colesterol ruim?

Coração

Por

19 de outubro de 2023

O colesterol é uma gordura que é bem-vinda e importante para o bom funcionamento do nosso corpo. Mas nem todo colesterol é interessante para o organismo, como o HDL-c, a lipoproteína de baixa densidade, que se estiver em excesso, pode se acumular nas células e nas artérias e prejudicar nossa saúde. Como não queremos isso, precisamos saber como se proteger do “colesterol ruim”.

Os inimigos do colesterol

Os alimentos fontes de “colesterol ruim” são, na maioria, os gordurosos ou ricos em gorduras saturadas e trans. As comidas fritas, industrializadas e embutidas também devem ser evitadas. “Salgados fritos ou gordurosos, os biscoitos recheados ou muito crocantes, os queijos processados e amarelos, os leites integrais e seus derivados adoçados, margarinas, pães doces e com cremes, as salsichas, linguiças, presuntos, entre outros”, exemplifica a nutricionista Amanda Koenigkam.

Virando o jogo

Caso o paciente já sofra com o colesterol ruim, é necessário que ele procure um médico e haja uma mudança de hábitos, que passam por alterações na forma de se alimentar e por outros comportamentos.

Por meio da alimentação, além de não consumir os vilões já citados acima, é interessante ter o controle do uso excessivo do sal e do açúcar, optar pela ingestão de gorduras insaturadas, como o uso do abacate, castanhas em geral, azeite e óleo de coco, consumir fontes ricas de ômega 3 (sardinha, salmão e linhaça), magnésio (sementes, legumes e tofu), fibras, vegetais e frutas. “Todos esses alimentos são fortes aliados na redução do colesterol ruim e na prevenção das doenças do coração”, destaca Amanda.

Uma vida ativa que tenha como rotina a prática de exercícios e o controle do peso e da circunferência abdominal são fundamentais para reverter o quadro de saúde desfavorável. O uso de fitoesteróis, associado a estas medidas complementares, também colabora na luta contra o colesterol. “Os fitoesteróis podem ajudar na prevenção das doenças cardiovasculares, evitando o entupimento dos vasos sanguíneos e na absorção de gordura ingerida, facilitando a eliminação da mesma nas fezes. No organismo, seus efeitos são potencializados desde que aliados a hábitos de vida saudáveis”, afirma a nutricionista.

Os fitoesteróis auxiliam na redução da absorção de colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

 

Newsletter
Compartilhamento

Em destaque

Proepa Uni
Seu coração agradece!
Auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos.

Posts relacionados

Artigos
Pressão arterial ideal em idosos: Quais são os níveis ideais?

Por mais que durante muito tempo tenha se estabelecido que o nível da pressão arterial aceitável nos idosos pudesse ser maior do que nos adultos de faixas etárias inferiores, hoje os especialistas adotam outro discurso. Os níveis recomendados para a pressão arterial dos idosos deve ser equivalente aos associados a um adulto de 20, 30, 40 ou […]

Artigos
Angioplastia: O que é? Uma médica explica como é o procedimento

Você já ouviu falar na angioplastia? Trata-se de um procedimento não cirúrgico realizado pela primeira vez na década de 1970. Seu objetivo é restaurar o fluxo sanguíneo dificultado pela presença de placas de gordura no sistema circulatório, por meio da desobstrução das artérias coronárias, responsáveis pelo transporte de oxigênio ao coração. O que é angioplastia? […]

Artigos
Colesterol alto pode causar sintomas?

O colesterol é uma substância produzida pelo organismo, mas também é adquirida por meio da alimentação. É importante para o corpo porque ajuda a estruturar células e está presente em diversos órgãos, como o coração e o cérebro. Entretanto, o excesso de um dos tipos de colesterol, o ruim, também chamado de LDL, representa um […]

Converse com um dos nossos atendentes