AchèAchè
search
Título

Como deve ser a rotina de exercícios de um paciente com hipertensão?

Hipertensão

Por

19 de outubro de 2023

A prática regular de exercícios físicos tem um papel muito importante tanto para a prevenção quanto para o tratamento da hipertensão arterial. Segundo o cardiologista Marcelo Bichels Leitão, diversos estudos e análises comprovaram que pessoas fisicamente ativas têm menos chances de ter pressão alta.

Exercícios físicos podem diminuir os valores da pressão arterial


“Uma revisão publicada em 2010 mostrou que pessoas que se envolveram com caminhadas de 35 minutos ao dia obtiveram uma redução média entre 5,2 e 11,0mmHg na pressão arterial sistólica e entre 3,8 e 7,7mmHg na pressão arterial diastólica”, informa o médico. Mas as reduções de pressão obtidas variam de acordo com as características individuais de cada paciente e com o tipo de programa de exercícios desenvolvido.

Para estabelecer uma rotina de atividades físicas, o profissional acredita que o primeiro fator que deve ser levado em consideração é a preferência de cada paciente. “Os efeitos benéficos dos exercícios são mais evidentes quando a pessoa se envolve de maneira mais frequente, intensa e duradoura”, diz o profissional, que acrescenta que é fácil perceber quando o paciente não tem afinidade com a modalidade indicada.

Exercícios de alta intensidade aumentam risco de complicações


De acordo com Dr. Leitão, há um risco maior de complicações em portadores de uma doença coronariana silenciosa que fazem exercícios de alta intensidade. A recomendação é que pacientes procurem um médico para avaliar suas limitações e condições físicas. Além disso, também é necessário se consultar regularmente para adaptar o tratamento às mudanças corporais e ao nível da pressão arterial.

Para evitar qualquer risco, o ideal é praticar exercícios de intensidade leve ou moderada, de acordo com o gosto do paciente e, de preferência, diariamente. Até mesmo atividades que envolvem o uso da força, como a musculação, que durante muitos anos eram contraindicadas, podem ser praticadas e geram benefícios à saúde do hipertenso.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais mudanças físicas que o corpo enfrenta quando alcança a meia idade?

O processo natural de envelhecimento começa já no nascimento, mas, evidentemente, seus efeitos são mais pronunciados na vida adulta, depois do corpo passar pela fase de desenvolvimento na infância e juventude, assim como uma relativa estabilidade no começo da vida adulta. Ao atingir a meia idade, por volta dos 40/50 anos, é normal que os indivíduos […]

Artigos
Crise hipertensiva: o que fazer durante um episódio da doença?

As crises hipertensivas atingem pessoas que já possuem o diagnóstico de hipertensão ou aquelas que têm, mas não sabem e, portanto, não fazem uso de qualquer medicamento para controlar a pressão. As crises são classificadas em dois tipos: Urgência hipertensiva, que se caracteriza pela elevação pressórica sem dano agudo de órgãos-alvo, ou seja, sem risco […]

Artigos
Hipertensão: quais alimentos podem ser considerados cardio-protetores?

Alimentos considerados cardio-protetores são aqueles que ajudam o organismo a evitar problemas cardiovasculares, como a hipertensão. Portanto, podem contribuir para reduzir a pressão arterial, diminuir o colesterol ruim (LDL), aumentar o bom (HDL), controlar o peso, reduzir triglicérides, dentre outros.     Alimentos que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares   “Azeite de oliva e a […]

Converse com um dos nossos atendentes