Pessoas com alta pressão arterial devem estar sempre atentas à saúde do corpo e aos sinais de possíveis complicações causadas pela hipertensão. Para não serem pegos desprevenidos, é fundamental fazer exames para hipertensão periodicamente e ter uma alimentação balanceada e saudável.
A prática de atividades físicas regularmente é de grande importância no controle da doença, como aponta o cardiologista José Antonio Franchini Ramires. “Na atividade física regular, aquela que é realizada com frequência programada, existem várias alterações metabólicas e hemodinâmicas. Dentre estas, há diminuição da liberação de adrenalina, bem como expansão dos vasos sanguíneos, ajudando a melhorar a pressão arterial”, explica o médico.
Exercícios leves são os ideais
Muitos hipertensos, entretanto, têm dúvidas sobre os tipos e a intensidade dos exercícios seguros para sua condição clínica. Segundo Ramires, essas variáveis dependem do valor da pressão arterial e se ela está sob controle ou não. De maneira geral, ele recomenda a prática de atividades leves. Uma maratona, por exemplo, está fora de cogitação.
No entanto, uma pessoa hipertensa precisa tomar precauções extras. Antes de iniciar os exercícios físicos, ela deve se consultar com um médico para entender a situação de sua saúde. “Esses pacientes precisam ser avaliados pelo teste de esforço, com esteira ou bicicleta, e só após esse tipo de teste, podem ser liberados para o exercício”, afirma o cardiologista.
Respeite os limites do próprio organismo
As atividades devem ser leves no começo, com aumento progressivo da intensidade, respeitando os limites e a resposta do corpo de cada indivíduo. De acordo com Ramires, a elevação da pressão arterial durante o esforço físico pode ser exagerada, culminando em riscos para o coração e para o cérebro.